Topo
Blog do Nilson Xavier

Blog do Nilson Xavier

Sábado acontece o lançamento da "Sabor Brasilis", a primeira HQ sobre novelas

Nilson Xavier

22/02/2013 12h30

Os bastidores da telenovela já inspiraram livros, filmes (“Tootsie”, “Segredos de uma Novela”, “A Novela das Oito”), peças (“Novela Brasil”) e até a própria telenovela (“Espelho Mágico”). Pela primeira vez, uma HQ se prontifica a explorar esse universo.

Sabor Brasilis” (Zarabatana Books), a graphic novel – uma novela gráfica, literalmente falando –, escrita por Hector Lima e Pablo Casado, com ilustrações de Felipe Cunha e George Schall, desvenda o que rola por trás da produção de uma telenovela de sucesso em seus últimos capítulos: o stress dos roteiristas, a pressão da emissora, das concorrentes, dos patrocinadores, da mídia, do público. A fogueira das vaidades e a luta de egos por trás da historinha de ficção.

As referências com a realidade estão em todas as páginas. Desde a emissora líder de audiência, até sua principal concorrente, administrada por um grupo religioso. A mídia que cobre as novelas: jornais, revistas, internet, programas de televisão. Referências a pessoas da vida real, desde autores de novela, até apresentadores de TV. Nem este blogueiro/tuiteiro escapou ileso!

Sabor Brasilis” foi escrita enquanto ia ao ar “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva, e a reprise de “Vale Tudo”, no Canal Viva – novelas de sucesso da temporada 2011-2012. O “quem matou Olívia Ribeiro” da HQ é uma alusão à Odete Roitman. Mesmo porque, a primeira frase da história é “Agora vale tudo!”. O autor de “Sabor Brasilis”, Antônio Callado, lembra Aguinaldo Silva, principalmente quando ele usa o twitter para divulgar seu trabalho.

Mas, o mais curioso é que “Sabor Brasilis” antevê o final apoteótico de “Avenida Brasil”, através do último capítulo da novela do gibi – a HQ já estava roteirizada antes da estreia da trama de João Emanuel Carneiro.

A ficção imita a vida real. Ou vice-versa. Existe uma máxima em televisão que afirma que as novelas são todas iguais, o que muda é a forma de contar uma mesma história. “Sabor Brasilis” se inspira nas novelas de televisão para imitar a vida real.

O lançamento e sessão de autógrafos com os autores acontece neste sábado, 23/02, a partir das 17 horas, na Gibeteria, Praça Benedito Calixto, 158, 1º  andar, em Pinheiros, São Paulo.

Visite o site da “Sabor Brasilis

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.