Topo

Oscar 2017: Sabemos que Isabelle Huppert é a melhor atriz, mas a Academia não

Nilson Xavier

03/02/2017 18h13

Isabelle Huppert em cena (Foto: divulgação)

Isabelle Huppert em cena (Foto: divulgação)

A produção é franco-alemã. O filme é falado em francês, se passa na França. O elenco é majoritariamente francês. O diretor, Paul Verhoeven, é holandês. Mas "Elle" parece cinemão de Hollywood: tem narrativa e todas as qualidades e truques de um ótimo thriller americano. Pudera: Verhoeven é um tarimbado diretor de lá, dos famosos "Tropas Estelares", "Showgirls", "Instinto Selvagem" e "O Vingador do Futuro".

O estranhamento é porque é já vi inúmeros filmes franceses, mas nunca um assim, tão… americano. Não é um defeito, nem uma crítica – apenas uma constatação. A estrela Isabelle Huppert (atriz francesa de carreira brilhante, reverenciada em toda a Europa) rendeu ao longa a única indicação ao Oscar, de atriz. De novo, ela vive uma personagem "esquisitona": a dona de um empresa que desenvolve games que foi brutalmente atacada em casa por um mascarado e continua recebendo ameaças. Só que se nega a prestar queixa à polícia ou revelar o fato a amigos. Desconfia de todos que a cercam, só que o mistério parece entretê-la.

elle_cartazO roteiro é excelente. A produção é de primeira. Isabelle Huppert tem toda a minha torcida pelo prêmio. Porém vejo aqui o mesmo caso de Fernanda Montenegro em 1999, com "Central do Brasil", e Emmanuelle Riva em 2013, com o filme francês "Amor". Sabíamos que elas eram as melhores, mas a Academia não.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier