Topo

Canal Viva finalmente vai exibir a novela "Tieta"

Nilson Xavier

15/02/2017 08h54

Betty Faria e Joana Fomm (Foto: divulgação/TV Globo)

O Viva bateu o martelo e finalmente vai exibir "Tieta", um dos maiores sucessos da Globo de todos os tempos. Essa reprise era ansiada por uma legião de fãs. Muito especulou-se sobre problemas com liberação, principalmente por conta da família de Jorge Amado, autor do romance que originou a novela, que teria sido um empecilho. Vale lembrar que a Globo Marcas já havia lançado "Tieta" em DVD, em 2012. O Viva ainda não divulgou quais serão as duas próximas novelas a preencher a grade.

Adaptada por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares,  a partir do romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado, com direção geral de Paulo Ubiratan, a novela fez um estrondoso sucesso. Todos os atores que nela trabalharam ficaram marcados por seus papeis, principalmente Betty Faria, como a protagonista Tieta, e Joana Fomm, como a megera Perpétua. Também José Mayer (Osnar), Yoná Magalhães (Tonha), Arlete Salles (Carmosina), Lídia Brondi (Leonora), Luciana Braga (Imaculada), Lília Cabral (Amorzinho), Rosane Gofman (Cinira), Armando Bógus (Modesto Pires), Luiza Tomé (Carol), Paulo Betti (Timóteo), Ary Fontoura (Artur da Tapitanga), Benvindo Siqueira (Bafo de Bode) e outros.

A novela popularizou bordões e mistérios: a Mulher de Branco, o segredo da caixa de Perpétua, "Nos trinques!", "Te-chau!", "U-uh!", "Ciniiiiiira!" e "Mistéééééério!". As duas trilhas sonoras lançadas pela Som Livre venderam como água. A abertura marcou época, com Isadora Ribeiro nua se contorcendo entre elementos da natureza.

A novela estreia no Viva em maio, substituindo "A Gata Comeu" na faixa das 15h30 (reprise à 0h30). "Tieta" foi originalmente exibida entre agosto de 1989 e março de 1990 e reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo" entre 1994 e 1995. Em 1996, Cacá Diegues lançou nos cinemas a sua versão, com Sônia Braga como Tieta e Marília Pêra como Perpétua.

AQUI tem tudo sobre "Tieta" – trama, elenco completo, personagens, curiosidades, trilha sonora, etc.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier