Topo

Oscar 2017: “Florence” e “Marguerite” contam a mesma história, mas são filmes bem diferentes

Nilson Xavier

16/02/2017 15h50

Meryl Streep e Hugh Grant em "Florence" (Foto: divulgação)

Quem for assistir "Florence, quem é essa mulher?" deve ver também a versão francesa da mesma história, "Marguerite", exibida nos cinemas simultaneamente. A comparação será inevitável. As duas produções contam uma mesma trama, mas são diferentes. Cada filme dá a sua versão à história real da ricaça Florence Foster Jenkins (1868-1944) – basicamente uma mulher iludida com a ideia de que era uma excelente cantora lírica, mas era péssima, e todos a adulavam e a incentivavam a cantar por ela ser muito rica.

"Marguerite", com a excelente Catherine Frot como a protagonista, se passa em Paris, na década de 1920. O filme americano traz Meryl Streep como Florence e a ação se dá em Nova York nos anos 1940, como na história real. Em comparação, o filme francês é mais sóbrio enquanto o americano é mais colorido e exuberante, o que intensifica a figura caricata da Florence de Meryl Streep.

Percebe-se nos dois filmes o bom trabalho na adaptação de roteiro. Cada um cria entrechos diferentes, mas seguindo a mesma trajetória da personagem. Eu tenho uma queda maior por "Marguerite", talvez por tê-lo visto por primeiro, mas também porque, visualmente falando, acho mais atraente que o outro. Mas os dois são bons, dentro de cada proposta. 4 estrelas para "Marguerite" e 3 estrelas para "Florence": Meryl brilha no filme, mas fiquei impressionado com Hugh Grant, ótimo como nunca havia visto.

2 indicações para "Florence, quem é essa mulher?": atriz (Meryl Streep) e figurino.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Catherine Frot em "Marguerite" (Foto: divulgação)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier