Topo

Sotaque de Caio Castro em "Novo Mundo" melhorou bastante

Nilson Xavier

11/05/2017 11h42

Foto: divulgação/TV Globo

Em meu último texto sobre "Novo Mundo", elogiei a novela (produção, texto, elenco, direção). Porém, deixei uma crítica ao sotaque português de Caio Castro, que vive o príncipe Dom Pedro (leia AQUI). Àquela altura, julguei que seu sotaque destoava do que o resto do elenco fazia, achava inferior ao trabalho dos outros atores. Ainda assim, Caio já atuava melhor do que nos primeiros capítulos, quando estava absolutamente cru.

Isso foi há quase um mês. Antes de publicar o texto, eu havia conversado informalmente com Alessandro Marson (escreve a trama com Thereza Falcão), que me confidenciou:

"Caio está se esforçando bastante. Gosto dele, do que ele está fazendo e acho que ele está empenhado em fazer o melhor. E está muito perto do tom que imaginamos para Dom Pedro. Ele tem uma ironia e uma pegada que são bem necessárias para o nosso príncipe. Enfim, acho que ele está no caminho certo e vejo muito mais acertos do que erros. Reconheço esse desejo dele de dar tudo de si e acho isso muito válido."

Passado um mês, revejo minha crítica. Percebo que hoje, Caio conseguiu atingir um patamar muito bom para o sotaque de seu personagem, assim como demonstra segurança e total domínio de seu Dom Pedro. Já vejo claramente no ator o crescimento e o avanço advindos da dedicação que citou Marson. É só comparar com suas cenas lá do início da novela.

Caio Castro com Chay Suede (Foto: divulgação/TV Globo)

Pesa também o crescimento do personagem na trama. Atualmente, Dom Pedro tem até mais importância para a história de "Novo Mundo" do que Joaquim (Chay Suede), o protagonista oficial. Caio Castro é carismático, como exige ser o Dom Pedro da novela. Ressalto que minhas primeiras impressões sobre o ator nada tem a ver com alguma suposta "má vontade". Pelo contrário, já elogiei, aqui neste espaço, o seu trabalho em "I Love Paraisópolis" (em que ele interpretou o protagonista Grego).

O sotaque de Caio Castro está bom, sua atuação em "Novo Mundo" é ótima, equiparada com o resto do elenco. No mais, que novela primorosa, repleta de personagens sedutores vividos por atores talentosos! Isso é fruto das ótimas escalação, direção e roteiro.

Siga no Facebook TwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier