Topo

Viva exibirá a novela do Cigano Igor e duas outras dos anos 80; saiba quais

Nilson Xavier

13/06/2017 19h41

Ricardo Macchi e Tereza Seiblitz em "Explode Coração"

O canal Viva me confirmou os títulos das próximas novelas que irá reprisar, com estreias previstas para dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Só não tem ainda as datas exatas e os horários de exibição, ou quais substituirão quais.

"Explode Coração", de Glória Perez, exibida originalmente entre 1995 e 1996, nunca reprisada. Mais famosa por ter imortalizado a figura do Cigano Ígor, personagem do então pretendente a ator Ricardo Macchi. Foi também a primeira imersão de Glória na cultura de um povo exótico aos nossos olhos, o cigano. A internet (como conhecemos hoje) estava apenas engatinhando e a autora criou um romance entre duas pessoas que se conhecem pela rede, uma novidade na época. Glória ainda incluiu na trama uma campanha por crianças desaparecidas. E fez muito sucesso o casal divertido Lucineide e Salgadinho, vivido por Regina Dourado e Rogério Cardoso, com o bordão "Stop, take it easy! Me poupe, me economize!". No elenco, também Tereza Seiblitz, Edson Celulari, Maria Luísa Mendonça, Françoise Forton, Paulo José, Eliane Giardini, Laura Cardoso, Stênio Garcia, Leandra Leal e outros. Saiba tudo sobre "Explode Coração" AQUI.

Lucélia Santos, Marcos Paulo e Sergio Viotti em "Sinhá Moça"

"Sinhá Moça", de Benedito Ruy Barbosa, a primeira versão, exibida em 1986. Dez anos após "Escrava Isaura", com Lucélia Santos, como a mocinha, e Rubens de Falco, como o vilão, a Globo voltou a investir em uma novela de época sobre o período da escravatura com os dois atores, visando o mercado internacional e o sucesso da escrava lá fora. Dessa vez, Sinhá Moça (Lucélia) era filha do vilão, o Barão de Araruna (Rubens), fazendeiro escravocrata em conflito com a filha, que era a favor da abolição. No elenco, também Marcos Paulo, Elaine Cristina, Raymundo de Souza, Mauro Mendonça, Daniel Dantas, Patrícia Pillar, Chica Xavier, Grande Otelo, Ruth de Souza, Sérgio Viotti e outros. "Sinhá Moça" teve um remake em 2006, com Débora Falabella e Osmar Prado. Saiba tudo sobre "Sinhá Moça" AQUI.

Maitê Proença, Paulo Goulart e Glória Menezes em "Jogo da Vida"

"Jogo da Vida", de Silvio de Abreu, no ar pela primeira vez entre 1981 e 1982. Inspirada em um argumento de Janete Clair, a novela começou como um dramalhão às sete horas, mas foi ganhando humor à medida que fazia sucesso, e terminou como uma comédia rasgada, abrindo espaço para o autor revolucionar o horário em seu trabalho seguinte, "Guerra dos Sexos". Era a novela dos cupidos, em que parte dos personagens perseguia um cupido de bronze que escondia milhares de dólares. No elenco, Glória Menezes, Gianfrancesco Guarnieri, Raul Cortez, Rosamaria Murtinho, Paulo Goulart, Maitê Proença, Carlos Augusto Strazzer, Débora Bloch, Mário Gomes e outros. Saiba tudo sobre "Jogo da Vida" AQUI.

Fotos: Acervo/TV Globo.
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier