Topo

Por que "Pega Pega" não repercute se é o maior Ibope às 7 nos últimos anos?

Nilson Xavier

01/09/2017 07h00

Vanessa Giácomo e Camila Queiroz (Foto: divulgação/TV Globo)

A julgar pelos números de audiência, "Pega Pega" é a novela das sete de maior sucesso desde 2012, quando a Globo exibiu "Cheias de Charme" no horário. Veja as médias (até o capítulo 70) no Ibope da Grande SP:

Pega Pega: 28.65
Rock Story: 23.55
Haja Coração: 27.3
Totalmente Demais: 23.8
I Love Paraisópolis: 24.2
Alto Astral: 20.35
Geração Brasil: 19.9
Além do Horizonte: 18.2
Sangue Bom: 24.45
Guerra dos Sexos: 21.5
Cheias de Charme: 30.5

Nas últimas semanas, "Pega Pega" tem constantemente ultrapassado os 30 pontos, façanha que a trama anterior custou para alcançar. Análise fria e injusta, já que "Rock Story" enfrentou todo o verão (época em que as audiências caem). "Pega Pega" ainda herda os ótimos números de "Malhação" e a trama das seis, "Novo Mundo", e vem flanando sem a concorrência das emissoras do Simba (Record-SBT-RedeTV) na TV a cabo.

Fracas opções nos outros canais? É de se levar em consideração. Hábito do povo de deixar a TV ligada na Globo? Também – todavia, quando a novela realmente não agrada, o público rejeita, vide acima "Geração Brasil" e "Além do Horizonte".

As qualidades de "Pega Pega" são muitas: produção, direção, texto, trilha sonora e elenco ótimos. Apesar do casal protagonista apático (vivido por Mateus Solano e Camila Queiroz), há personagens carismáticos: Sandra Helena (Nanda Costa), Agnaldo (João Baldasserini), Maria Pia (Mariana Santos), Malagueta (Marcelo Serrado), Elza e Prazeres (Nicette Bruno e Cristina Pereira) e outros.

Já a trama, não é nada envolvente ou arrebatadora. Não é o tipo de história que faz o público vibrar. Por isso a novela não repercute, não gera buzz?

"Pega Pega" segue na contramão de "Malhação, Viva a Diferença", "Novo Mundo" e "A Força do Querer": não é uma novela amada, comentada, não provoca catarses e mal gera "shippings" (as torcidas por casais) – no máximo Malapia (Malagueta e Maria Pia). E muito raramente vai parar nos TTs do Twitter (os assuntos mais comentados).

Pelo contrário: nas redes sociais, quando se levanta o assunto "Pega Pega", a novela é ferozmente alvejada pelos haters.

A explicação mais plausível seria a sua competência em entregar ao público algo que ele espera sem o menor esforço para conseguir. A novela é cômoda para o telespectador: não instiga, não levanta julgamentos nem grandes discussões. E olha que a trama é sobre um roubo milionário executado por pessoas comuns!

"Pega Pega" entretém e só. Logo, cumpre sua função. Resta saber se ficará para a posteridade, se será lembrada no futuro como um grande sucesso. Números para isso ela tem.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Nanda Costa (Foto: divulgação/TV Globo)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier