Topo

Homofobia, racismo e nanismo na nova novela das 9; conheça elenco e trama

Nilson Xavier

22/09/2017 07h00

Marieta Severo, Sérgio Guizé, Bianca Bin e Grazi Massafera

A Globo já anuncia em sua programação a novela que substitui "A Força do Querer" no horário das nove da noite. Dia 23 de outubro, estreia "O Outro Lado do Paraíso", escrita por Walcyr Carrasco, dos sucessos "Eta Mundo Bom!", "Verdades Secretas" e "Amor à Vida". Pelo material de divulgação, vem aí um melodrama rasgado. Nas palavras do autor: "Através da saga da heroína Clara temos os elementos do folhetim clássico em uma estrutura romântica por excelência, mas com temáticas modernas". A trama foge do eixo Rio-SP e é ambientada no estado do Tocantins, especialmente em Palmas e na região do Jalapão.

A protagonista é Clara (Bianca Bin), moça de origem humilde vítima de um grande golpe. Ela se casa com Gael (Sérgio Guizé), rapaz rico de família decadente que sofre de bipolaridade. Ele é filho da grande vilã, Sophia (Marieta Severo), que vai internar a nora em um hospital psiquiátrico para se apossar das terras dela, onde descobre-se uma jazida de esmeraldas. Anos depois, ao sair do hospital, Clara reunirá forças para se vingar de seus algozes. Para isso, contará com a ajuda de seu amigo de muito tempo, Renato (Rafael Cardoso), que sempre fora apaixonado por ela. Renato ainda é envolvido por Lívia (Grazi Massafera), irmã de Gael, também uma vilã, que sente um amor doentio por ele.

A novela tratará ainda de racismo, através da personagem de Érika Januza, empregada doméstica que se apaixona pelo filho dos patrões; de homofobia, com a trama de Samuel (Eriberto Leão), homofóbico que na verdade é um gay enrustido; e de nanismo, representado por Estela, filha de Sophia, vivida por uma atriz anã, Juliana Caldas – Sophia terá vergonha da filha e fará de tudo para escondê-la, inclusive mantê-la em cárcere. "O Outro Lado do Paraíso" reúne ainda um bom elenco de veteranos: Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Lima Duarte, Laura Cardoso e Juca de Oliveira.

Glória Pires, Rafael Cardoso, Juliana Caldas (de seu Instagram) e Érika Januza

No elenco, também Glória Pires, Juliano Cazarré, Bárbara Paz, Thiago Fragoso, Luís Melo, Eliane Giardini, Ana Lúcia Torre, Zezé Mota, Júlia Dalávia, Emílio de Mello, Alejandro Claveaux, Fernanda Rodrigues, Tainá Muller, Flávio Tolezani, Sandra Corveloni, Caio Paduan, Ellen Rocche, Mayana Neiva, Arthur Aguiar, Igor Angelkorte, Anderson di Rizzi, Rafael Zulu e outros. A novela tem direção artística de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder.

Leia também: "Pronta para ser odiada, Grazi diz que vilã é diferente de tudo o que já fez".
Fotos: Raquel Cunha/TV Globo.
Siga no FacebookTwitterInstagram

Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Lima Duarte e Juca de Oliveira

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier