Topo

Canal Viva altera sua programação e vai reprisar a novela "Bebê a Bordo"

Nilson Xavier

26/09/2017 12h18

Isabela Garcia em "Bebê a Bordo" (Foto: reprodução)

Em junho, o canal Viva anunciou que as próximas novelas a estrear eram "Explode Coração", "Sinhá Moça" (de 1986) e "Jogo da Vida". Eu publiquei, leia AQUI. Houve alterações nessa programação. O Viva me informou hoje que "Jogo da Vida" caiu e em seu lugar entrou "Bebê a Bordo", que substituirá "Tieta", na faixa das 15h30 (com reprise à 0h30).

Porém, como "Tieta" e "Por Amor" terminam em meados de dezembro, o Viva optou por tapa-buracos para evitar estreias em um período de audiência menor (fim de ano). Assim, no lugar de "Tieta" entra a minissérie "Grande Sertão: Veredas" (de 25 capítulos), e em substituição a "Por Amor", será exibida a mini-novela "O Fim do Mundo" (de 35 capítulos), para que "Bebê a Bordo" e "Explode Coração" estreiem na sequência, em janeiro de 2018. Como "Fera Radical" termina em janeiro, sua substituta continua sendo "Sinhá Moça".

"Bebê a Bordo" foi originalmente exibida entre 1988 e 1989, com uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo entre 1992 e 1993. Escrita por Carlos Lombardi, tem no elenco Isabela Garcia, Tony Ramos, Dina Sfat (em sua última novela), Maria Zilda Bethlem, Ary Fontoura, Armando Bógus, José de Abreu, Guilherme Leme, Guilherme Fontes e outros.

Imagem da capa do DVD "Grande Sertão: Veredas" (reprodução)

"Grande Sertão: Veredas", minissérie escrita por Walter George Durst, baseada no romance de Guimarães Rosa, foi exibida em 1985. No elenco: Tony Ramos, Bruna Lombardi, Tarcísio Meira, Rubens de Falco e grande elenco.

"O Fim do Mundo" foi uma mini-novela de Dias Gomes, exibida em 1996, com José Wilker, Bruna Lombardi, Paulo Betti, Lima Duarte, Vera Holtz, Maurício Mattar, Paloma Duarte e outros.

"Explode Coração" é de 1995-1996, nunca reprisada. Escrita por Glória Perez, tem no elenco, Tereza Seiblitz, Edson Celulari, Ricardo Macchi (como o inesquecível Cigano Ígor), Maria Luísa Mendonça, Françoise Forton, Laura Cardoso, Paulo José, Eliane Giardini, Leandra Leal, Regina Dourado, Rogério Cardoso e outros.

"Sinhá Moça" foi escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1986 e teve uma reprise em 1993. Com Lucélia Santos, Marcos Paulo, Rubens de Falco, Elaine Cristina, Raymundo de Souza, Chica Xavier, Grande Othelo, Ruth de Souza e outros. A novela teve um remake em 2006 (com Débora Falabella, Danton Mello e Osmar Prado nos papeis principais).

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier