Topo

Ousada, novela "Apocalipse" estreia com tsunami e o maior elenco da Record

Nilson Xavier

17/11/2017 11h02

Sergio Marone, Juliana Knust e Igor Rickli (Foto: divulgação/Rede Record)

Na tarde de quinta-feira (16/11), a TV Record apresentou à imprensa sua mais nova produção: a novela "Apocalipse", que estreia na próxima terça, dia 21, às 20h30, substituindo "O Rico e Lázaro". Nos estúdios da coprodutora, a Casablanca (antigo Recnov), com a presença de diretores, jornalistas e de boa parte do elenco, foi exibido um vídeo com cenas da novela, com grande ênfase nos efeitos especiais, já que a trama, baseada na Bíblia, conta com muitos cataclismos (como terremotos e tsunamis).

De acordo com a autora, Vívian de Oliveira (do sucesso "Os Dez Mandamentos"), a novela tem previsão de aproximadamente 170 capítulos. Ou seja: a princípio, se estenderá até julho de 2018. A trama está dividida em três fases: a primeira, entre 1987 e 1989; após uma semana, avança para os anos 1990, entre 1996 e 2001; e, depois de mais uma semana, cai na atualidade. Com direção geral de Edson Spinello, "Apocalipse" tem núcleos em Nova York, Roma e Jerusalém, cenários da trama (juntamente com o Rio de Janeiro). Atualmente, os atores Sérgio Marone, Manuela do Monte e Felipe Cunha estão gravando em Roma.

Vívian de Oliveira afirmou que sua referência é a Bíblia, não só o livro do Apocalipse, como também o Velho Testamento e outros livros do Novo Testamento. A autora contou com a consultoria de acadêmicos, estudiosos, teólogos e religiosos, e adiantou que a trama não trata apenas uma religião, pois contempla núcleos de judeus, evangélicos e de "uma igreja fictícia romana" – palavras da autora, referindo-se aos personagens de Flávio Galvão e João Bourbounnais que apareceram no vídeo vestidos de sacerdotes católicos (caracterizados de bispos ou cardeais).

Há ainda ateus e, logicamente, a figura do Diabo, que será vivido por Sérgio Marone na última fase. O Anticristo nasce na segunda metade dos anos 1980, tem sua infância nos 90 e promete acabar com o mundo na atualidade. Vívian queria que sua história se passasse em um futuro próximo, para não deixar claro que é a atualidade: catástrofes naturais serão exibidas, mas sem relação com fatos ou acontecimentos atuais de nossa sociedade. Imagens fantásticas de monstros apocalípticos da Bíblia – que representam a Besta ou o Mal – serão traduzidos metaforicamente na imaginação dos personagens.

É o maior elenco já reunido na Record: mais de 100 atores – entre rostos repetidos da emissora e novas contratações – distribuídos em três fases. Ígor Rickli e Juliana Knust são os protagonistas e Sérgio Marone, o antagonista. A novela também traz Bia Seidl, Marcos Winter, Zé Carlos Machado, Flávio Galvão, Joana Fomm, Selma Egrei, Lucinha Lins, Jussara Freire, Juliana Silveira, Lu Grimaldi, Daniela Escobar, Luiza Tomé, Mônica Torres, Eduardo Galvão, Eduardo Lago, Adriano Garib, Carla Marins, Castrinho, Emílio Orciollo, Flávia Monteiro, Fernando Pavão, Jayme Periard, Jandir Ferrari, Sidney Sampaio, Thais Pacholek, Thais Melchior, Paloma Bernardi, Maytê Piragibe, Nina de Pádua, Leona Cavalli, Henri Pagnocelli, Lizandra Souto, Junno Andrade, Samara Felippo, Jonatas Faro e muitos outros.

"Apocalipse" é a primeira produção da Record inspirada em livro da Bíblia cuja trama se passa em nosso tempo – ou seja, não é de época (como "Os Dez Mandamentos" e "O Rico e Lázaro"). O que é bom, haja vista o cansaço já provocado pelas histórias bíblicas da Antiguidade, refletido na baixa audiência atual. Vívian de Oliveira também afirmou não correr atrás de Ibope. A emissora não quer divulgar valores, mas não resta dúvida de que se trata de seu maior investimento em uma novela. Investimento esse que, naturalmente, a Record sonha ver revertido em números de audiência.

AQUI tem tudo sobre "Apocalipse": elenco completo, personagens, trama e curiosidades.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier