Topo

"Roda de Fogo" é a próxima reprise de novela no canal Viva

Nilson Xavier

18/02/2018 07h00

Tarcísio Meira e Bruna Lombardi

O Viva já tem o nome da próxima novela a ser reprisada pelo canal: "Roda de Fogo", a estrear em julho, conforme coluna de Patricia Kogut em O Globo. Espera-se que não aconteça o mesmo com o anúncio de "Jogo de Vida", que mais tarde revelou-se equivocado: o Viva havia conseguido a liberação da novela, não necessariamente seria reprisada na sequência – apenas entrou para uma fila, tal qual "Baila Comigo", conforme anunciou Crisitina Padiglione essa semana no TelePadi.

"Roda de Fogo" é considerada uma das melhores novelas da década de 1980. Escrita por Lauro César Muniz e Marcílio Moraes, foi ao ar originalmente entre agosto de 1986 e março de 1987. Na trama, o maquiavélico e todo-poderoso Renato Villar (grande interpretação de Tarcísio Meira), na tentativa de se livrar de acusações de crimes, seduz a juíza responsável por julgar o seu caso, Lúcia Brandão (Bruna Lombardi morena). Até que o protagonista descobre um tumor na cabeça e se redime ante a doença terminal, mudando completamente de comportamento e lutando pelo amor da juíza. Ficaram famosas as cenas em que Renato tinha crises de fortes dores na cabeça.

O Viva está priorizando as novelas mais antigas, com mais de 20 anos de exibição – caso das três atuais, "Bebê a Bordo", "Sinhá Moça" e "Explode Coração". Lembrando que recentemente tivemos o prazer de acompanhar clássicos como "Pai Herói", "A Gata Comeu", "Tieta" e "Fera Radical". Já dá para torcer por "Baila Comigo", "Jogo da Vida", "Elas por Elas", "Guerra dos Sexos", "Vereda Tropical", "Ti-ti-ti", "Brega e Chique", "Direito de Amar", "O Salvador da Pátria", "Pecado Capital", "O Astro", "Locomotivas", "Gabriela", "Saramandaia" e outras.

O que aconteceu com o portal do canal Viva na internet?
Antes tão rico em conteúdo exclusivo, hoje o site parece abandonado. Além de não produzir mais conteúdo próprio, o portal está "entregue às moscas". Se houvesse apenas o básico do básico, vá lá. Mas nem isso! Cadê as atualizações das novelas no ar ("Bebê a Bordo", "Sinhá Moça" e "Explode Coração")? Só tem os textos dos resumos dos capítulos. Não existem links próprios para cada novela. No menu principal, continuam os links dos títulos antigos, do ano passado. Que descaso com o público!

AQUI tem tudo sobre "Roda de Fogo": elenco completo, trama, personagens, trilha sonora e curiosidades.
Fotos: Acervo Globo.
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier