Topo

Viva sobre polêmica dos cortes: Bebê a Bordo na íntegra, só no Viva Play!

Nilson Xavier

02/05/2018 21h57

Uma polêmica envolvendo o canal Viva agitou as redes sociais essa semana: de repente, a novela "Bebê a Bordo", que até então vinha sendo exibida na íntegra – como é tradição em todas as reprises do Viva -, passou a sofrer cortes e edição, como a Globo faz com as reprises do Vale a Pena Ver de Novo.

Ora, um dos grandes diferenciais do Viva, e o que atrai boa parte de seus assinantes, é justamente a possibilidade de rever novelas e minisséries antigas sem a ação da tesoura. Pela primeira vez, desde a criação do canal, em 2010, o Viva apresenta uma novela editada, de repente, sem aviso prévio – o que causou espanto nos espectadores e uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, inclusive com campanhas (como a da imagem acima) e promessas de boicote.

A quem se dirigisse ao canal, a resposta – que virou piada nas redes sociais – era uma só: "A edição de Bebê a Bordo segue critérios de programação do canal Viva". Também obtive essa resposta quando enviei uma série de perguntas ao canal, cobrando um posicionamento. Insatisfeito com o laconismo, insisti. E o Viva enviou uma nova resposta: "O Viva informa que todos os capítulos de Bebê a Bordo estarão disponíveis, na íntegra, no Viva Play, a partir de 07 de maio. Na TV, a exibição seguirá com capítulos editados."

Ou seja: quer ver novela na íntegra? Só na plataforma sob demanda!

Maurício Stycer, em seu texto dessa terça-feira (01/05), questionou se era por baixa audiência ou por conservadorismo do público, já que a trama de "Bebê a Bordo" é bastante controversa aos olhos de hoje, com muita alusão a sexo e até política.

Mesmo com esse posicionamento, o canal não respondeu à pergunta: por que editar na TV? Será que todas as novelas, de agora em diante, serão desta forma? Picotadas na televisão e na íntegra no Viva Play? Nem tentei perguntar, porque acho que o canal não me responderia. Abaixo, as perguntas feitas ao Viva, que ficaram sem resposta.

1. Como está a audiência da novela?
2. O que motivou esses cortes? Baixa audiência? Reclamações de telespectadores? Outros motivos?
3. Por que estes cortes estão sendo feitos agora se antes o canal nunca editou as novelas?
4. Quem está editando? O Viva? Ou a novela está vindo editada da Globo?
5. Qual a probabilidade desses cortes influenciarem cortes e edições em novelas futuras?

Siga a coluna no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier