Topo
Blog do Nilson Xavier

Blog do Nilson Xavier

Twitter sobre falso perfil da Globo: se for, arcará com as consequências

Nilson Xavier

21/06/2018 20h45

"Os memes tão liberados, gente!" (Foto: reprodução/TV Globo)

Nesta quinta-feira (21/06) veio à tona o caso envolvendo denúncias da Rede Globo proibindo usuários do Twitter de usar imagens de sua programação por ferirem leis de direitos autorais (leia AQUI). No meio da tarde, a TV Globo, por meio de sua área de Comunicação, negou as denúncias:

"A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria."

Se não foi a Globo quem denunciou, foi alguém se passando por ela. Por que o Twitter acatou essas denúncias? No início da noite, a área de Comunicação do Twitter Brasil se pronunciou.

"A Política de Direitos Autorais do Twitter estabelece formas e procedimentos a serem adotados nesse tipo de reclamação. O não cumprimento, por denunciantes, das premissas previstas na política os sujeita às medidas cabíveis."

Para apresentar uma denúncia, o denunciante preenche um longo formulário, declarando que as informações que está passando são precisas sob pena de perjúrio/falso testemunho e das consequências previstas na política da empresa, devidamente discriminadas neste formulário. O denunciante só prossegue com a denúncia se ele se declarar detentor ou representante autorizado da pessoa física ou jurídica que ele se proclamar, assumindo e arcando com todas as consequências dessa informação.

Ao que tudo indica, o caso está sendo investigado e poderá ter novos desdobramentos, uma vez que já foram revogadas as sanções contra as contas denunciadas (que haviam sido suspensas ou que tiveram tweets alterados ou removidos). Ou seja, o Twitter reconheceu que houve perjúrio, logo, os responsáveis serão devidamente punidos.

Mesmo o Twitter penalizando o falso denunciante, quem perde são os denunciados injustamente e a própria Rede Globo. Não há furo ou bug na metodologia do Twitter, no entanto, tampouco é eficaz. Até onde o Twitter acata as denúncias? Meramente acreditando nelas? Existe alguma investigação? É como se você fosse sumariamente condenado por algo que não cometeu sem direito a defesa.

Leia também, Ricardo Feltrin: "Twitter devolve contas e conteúdos após falsas denúncias atribuídas à Globo".

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.