Topo

"Segundo Sol" deve estar na Rússia, já que a novela parou com a Copa

Nilson Xavier

29/06/2018 07h00

Giovanna Antonelli (foto: divulgação/TV Globo)

Fiz as contas! "Segundo Sol" estreou dia 14 de maio, exatamente um mês antes da Copa da Rússia. Foi um período intenso, de muitos acontecimentos e reviravoltas na trama de João Emanuel Carneiro. Pipocaram elogios por toda parte (inclusive por aqui) com os adjetivos "ágil" e "dinâmica" para referenciar a trama.

Pois foi só a Copa começar para "Segundo Sol" entrar em slow motion. Se antes, a cada intervalo comercial havia um gancho forte, que movimentava a trama, de duas semanas para cá há apenas um gancho na novela, o final. E olhe lá, porque às vezes os ganchos são capengas, não fazem a história andar. Fica a impressão de que a trama não sai do lugar ou anda em círculos.

Bastante incomum para o segundo mês de uma novela de João Emanuel Carneiro, não? O autor é famoso por suas "novelas de tirar o fôlego". É barriga? Não, barriga (aquele período de marasmo) geralmente acontece depois da metade da novela, quando parece que o autor gastou todas as suas ideias. No caso de "Segundo Sol", JEC está apenas poupando munição, porque sua trama ainda tem muita história para contar.

JEC foi curtir a Copa na Rússia?

Mas por que diminuir o ritmo da novela durante a Copa? Em 2014, as novelas eram interrompidas por causa dos jogos, bagunçando toda a grade da Globo. "Geração Brasil", por exemplo, passou a exibir apenas drops, para lembrar o público que naquele horário havia uma novela. Era natural, naquela ocasião, que as tramas dessem uma estagnada.

Hoje, o momento é diferente. Os jogos atrapalham apenas a grade matutina e vespertina. Não alteram o horário nobre. Pode até ser uma opção do autor. Mas Copa não tira o foco da novela. Uma coisa independe da outra. Tanto que a audiência das últimas semanas continua como no primeiro mês, estável.

Acontecimentos importantes até tiveram. Mas quantos efetivamente fizeram a história de "Segundo Sol" sair do lugar?
SDDS gancho a cada intervalo comercial.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier