Topo
Blog do Nilson Xavier

Blog do Nilson Xavier

"Não haverá pregação", garante autora de "Jesus", a nova novela da Record

Nilson Xavier

18/07/2018 17h55

Jesus (Dudu Azevedo) | Satanás (Mayana Moura) fotos: Edu Moraes

A Record parece mesmo decidida a afastar de vez o fantasma do fracasso de "Apocalipse", novela concluída em 25 de junho. A emissora tinha pretensões de voltar a incomodar a Globo, ao menos igualando os resultados aos obtidos com "Os Dez Mandamentos", seu grande sucesso (de 2015-2016). Mas "Apocalipse" não passou de uma grande decepção e terminou como a produção bíblica com o pior desempenho no Ibope desde que a emissora voltou a investir em tramas bíblicas (2010) após a retomada de sua dramaturgia (2004): uma média geral em torno dos 8 pontos, em terceiro lugar, perdendo para o SBT.

Para reanimar o público, a emissora retoma as tramas bíblicas passadas na Antiguidade, desta vez narrando a vida do maior personagem: "Jesus". A novela estreia dia 24 de julho, às 20h45, com previsão de 150 capítulos. A Record promoveu nesta terça-feira (17/07) a coletiva de imprensa para a apresentação de sua nova produção, que tem a direção geral de Edgard Miranda e conta com mais de 100 atores no elenco, divididos em duas fases.

Conversei com a autora, Paula Richard, que assina o roteiro com oito colaboradores, e ela foi taxativa: "Não haverá pregação!". Uma referência – não aos ensinamentos de Jesus, mas – à ação de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo (dono da Record), em "Apocalipse". Cristiane supervisiona os textos das produções bíblicas da emissora e teria sido o pomo da discórdia que motivou o afastamento da autora de "Apocalipse", Vívian de Oliveira, da produção. O excesso de pregação religiosa foi uma das principais críticas que essa novela recebeu.

Porém, Paula Richard (foto ao lado, crédito a Blad Meneghel) me confirmou que, como já ocorrera em seus trabalhos anteriores ("O Rico e Lázaro" e "Lia"), Cristiane Cardoso continua supervisionando seu texto, já que nunca tivera problema algum com as interferências que a filha de Edir Macedo fez em suas novelas e minisséries.

No lançamento, o diretor Edgard Miranda destacou as gravações no Marrocos, com o deslocamento de uma equipe de 65 profissionais (45 atores), em cenários já utilizados para várias produções cinematográficas – entre elas, "A Paixão de Cristo", filme de Mel Gibson, de 2004, do qual tirou-se a referência para a caracterização de Mayana Moura, que viverá Satanás na novela. A atriz raspou a cabeça e sobrancelhas para ficar igualzinha ao Satanás do filme (foto acima).

O clipe de lançamento exibiu cenas das duas fases da novela, desde antes do nascimento do Messias até o martírio na crucificação. No Marrocos foram gravadas sequências de momentos adiantados da trama – as imagens da via crucis e da morte de Jesus, por exemplo, já foram captadas (aparecem no clipe).

Edgard Miranda citou também a preocupação com o realismo. Para evitar uma estética carnavalesca – uma grande crítica às primeiras produções bíblicas da Record – os figurinos passaram por um processo de envelhecimento, para fugir da aparência de novos, com cores muito vivas; e os atores homens não usarão barbas e cabelos postiços.

Dudu Azevedo (de "O Rico e Lázaro"), depois de muito suspense, foi o escolhido para viver Jesus. No elenco, ainda Juliana Xavier e Cláudia Mauro, como Maria, mãe de Jesus, nas duas fases, Guilherme Dellorto e Michel Bercovitch (como José, o pai), Iano Salomão (João Batista), Raphael Sander (o anjo Gabriel), Day Mesquita (Maria Madalena), Petrônio Gontijo (Pedro, o apóstolo), Guilherme Winter (o Moisés de "Os Dez Mandamentos", como Judas Iscariotes, o traidor), André Gonçalves (Barrabás), Nicola Siri (Pôncio Pilatos), Paulo Gorgulho (Rei Herodes) e Tatsu Carvalho, Cridemar Aquino e Cássio Pandolpho (como os Reis Magos).

Também Marcos Winter, Fernando Pavão, Paulo Figueiredo, Adriana Garambone, Larissa Maciel, Vanessa Gerbelli, Beth Goulart, Giuseppe Oristânio, Benvindo Siqueira, Paulo César Pereio, Maurício Mattar, Camilla Amado, Cláudia Mello, Felipe Cardoso, Adriana Birolli, Gabriel Gracindo, Eucir de Souza, Ernani Moraes, Alexandre Slaviero, Rodrigo Andrade, Pierre Baitelli, Ronny Kriwat, Ricky Tavares, Marcela Muniz, Bárbara Borges, Júlia Magessi, Letícia Medina, Christiana Kalache, Ana Paula Tabalipa, Manuela do Monte, Rafael Sardão, Dani Moreno, Jessika Alves, Dedina Bernadelli, Anna Lima, Tadeu Aguiar, Felipe Roque, Luka Ribeiro, Bárbara Reis, Ademir Emboava, Thalita de Castro, César Pezzuoli, Luiz Nicolau, Edson Fieschi, Katia Moraes, e muitos outros.

Leia também: Após viver mulher de Macedo no cinema, atriz será Maria Madalena em "Jesus";
"Decepção para a Record, Apocalipse termina com menos audiência que reprises".

AQUI tem tudo sobre a novela "Jesus": a trama, o elenco completo, os personagens e curiosidades.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.