Topo

Revelação do verdadeiro filho de Luzia rende ótimas cenas em "Segundo Sol"

Nilson Xavier

17/10/2018 08h28

Danilo Mesquita (foto: reprodução)

O clímax de "Segundo Sol" vem se descortinando no último mês da novela: a revelação de que Valentim (Danilo Mesquita) é o filho de Luzia e Beto (Giovanna Antonelli e Emílio Dantas) roubado por Karola (Deborah Secco), segredo que esta compartilha com Laureta e Rosa (Adriana Esteves e Letícia Colin).

Ótimas as cenas envolvendo esse imbróglio. O autor, João Emanuel Carneiro – até mesmo por uma questão de aproveitamento de tempo – tem guardado as revelações a cada personagem separadamente, por dia, para garantir a audiência. No sábado (13/10), houve a excelente sequência em que Rosa confessa a Ícaro que escondeu esse segredo em benefício próprio. Show dos jovens atores Chay Suede e Letícia Colin, os melhores da novela.

Na segunda-feira, Ícaro contou para a mãe Luzia. Uma sequência longa com Giovanna Antonelli, mas sem um terço da carga dramática da cena de sábado, com Chay e Letícia. E olha que a mãe é a mais prejudicada nessa história toda (juntamente com Valentim, claro). Foi um embate de dois extremos: Chay, com um dos melhores personagens da novela, e Antonelli, com um dos piores.

Na terça-feira foi a vez de Beto saber a verdade. Emílio Dantas mandou bem, em uma sequência rápida. No capítulo desta quarta-feira, será Valentim, a outra ponta interessada, a saber que foi enganado a vida toda por Karola, a falsa mãe. Prevejo cenas fortes. Danilo Mesquita está muito bem no papel do garoto mimado e chato, tanto que foi fácil garrar antipatia por seu personagem.

Chay Suede em cena com Letícia Colin (foto: reprodução)

"Segundo Sol" tem uma série de problemas (que serão apontados nesta coluna em breve), mas João Emanuel Carneiro soube, ao longo dos meses, fomentar a expectativa sobre o drama familiar envolvendo Luzia, Beto, Valentim e Karola. Uma verdadeira tragédia grega (como bem disse meu amigo @Haddefinir no Twitter). É chegada a hora da catarse. Vibremos!

O autor tem outros trunfos para a finalização de "Segundo Sol". A ruína de Karola trará à tona os segredos que envolvem Laureta – o passado da cafetina e sua relação com Karola e Severo (Odilon Wagner). E ainda tem a volta Remy (Vladimir Brichta), o morto que foi sem nunca ter sido.

A trama está movimentada e o público tem prestigiado. A novela vem batendo seus recordes de audiência: a semana passada registrou a melhor média semanal (35,5 no Ibope da Grande São Paulo) e nesta segunda-feira (15/10) o recorde de capítulo isolado (39 pontos).

Leia também:
Será possível que em "Segundo Sol" ninguém é filho de quem pensa que é?,
Maurício Stycer: Se a burrice de Luzia já irrita às 21h30, imagina às 23h;
Na aguardada confissão de Rosa, quem brilha é Chay Suede.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier