Topo

Séries ultrapassam novelas e lideram indicações da APCA aos melhores da TV

Nilson Xavier

30/11/2018 16h00

Fábio Assunção | Letícia Colin | Jesuíta Barbosa

Em reunião nesta semana, os membros da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (da qual este colunista faz parte) – definiram os cinco finalistas aos melhores de 2018 na Televisão para cada uma de sete categorias. Eles se reunirão novamente em dezembro para votar o melhor de cada categoria. Os vencedores receberão o Troféu APCA na cerimônia da 62ª edição da premiação, no primeiro semestre de 2019.

Em um ano em que poucas novelas se destacaram, as séries saíram na frente. Tanto que novelas e séries foram aglutinadas em uma só categoria: Dramaturgia. A supersérie "Onde Nascem os Fortes", da TV Globo, foi o programa que mais indicações levou, 6: 2 atrizes, 2 atores, dramaturgia e direção. Foi seguida das séries "Assédio" e "Sob Pressão", com 3 indicações cada. Veja os finalistas.

1. Atriz

Adriana Esteves (Stela em "Assédio" e Laureta em "Segundo Sol")
Alice Wegmann (Maria em "Onde Nascem os Fortes")
Letícia Colin (Rosa em "Segundo Sol")
Marjorie Estiano (Carolina em "Sob Pressão")
Patrícia Pillar (Cássia em "Onde Nascem os Fortes")

Também foram cogitadas Deborah Secco (Segundo Sol), Gabriela Duarte (Orgulho e Paixão), Débora Bloch (Onde Nascem os Fortes), Emanuelle Araújo (Samantha!), Carol Abras (O Mecanismo) e outras. Particularmente, fiquei satisfeito com as 5 finalistas, mas com aperto no coração por Gabriela Duarte e Débora Bloch terem ficado de fora. Mas são apenas 5!

2. Ator

Antônio Calloni (Roger Sadala em "Assédio")
Edson Celulari (Dom Sabino em "O Tempo Não Para")
Fábio Assunção (Ramiro Curió em "Onde Nascem os Fortes")
Jesuíta Barbosa (Ramirinho/Shakira do Sertão em "Onde Nascem os Fortes")
Júlio Andrade (Evandro em "Sob Pressão" e Cadu em "1 Contra Todos")

Os nomes de Chay Suede, Vladimir Brichta, Fabrício Boliveira e Emílio Dantas (por Segundo Sol), Ary Fontoura (Orgulho e Paixão), Enrique Diaz, Alexandre Nero e Irandhir Santos (por Onde Nascem os Fortes), Rodrigo Lombardi (Carcereiros), Johnny Massaro (Deus Salve o Rei) e Tony Ramos (Tempo de Amar) também foram citados, entre outros. Sinto por Chay Suede, Enrique Diaz e Ary Fontoura não terem entrado nos 5 mais votados.

3. Dramaturgia

"Assédio" (Globoplay)
"Onde Nascem os Fortes" (Globo)
"O Negócio" (HBO Latin America / Mixer)
"O Tempo Não Para" (Globo)
"Sob Pressão" (Globo / Conspiração Filmes)

"Orgulho e Paixão" também merecia estar entre os 5 finalistas, mas a escolha é coletiva. A novela foi lembrada juntamente com "Tempo de Amar" e as séries "Samantha!", "1 Contra Todos", "Carcereiros", "Treze Dias Longe do Sol", "O Mecanismo", "Magnífica 70" e outras produções.

4. Diretor

Amora Mautner ("Assédio")
Jayme Monjardim ("Tempo de Amar")
José Eduardo Belmonte ("Carcereiros")
José Luiz Vilamarim ("Onde Nascem os Fortes")
José Padilha ("O Mecanismo")

Achei justo esses 5 nomes. Outros finalistas: Leonardo Nogueira (O Tempo Não Para), Luciano Moura (Treze Dias Longe do Sol), Andrucha Waddington (Sob Pressão) e Breno Silveira (1 Contra Todos), entre outros.

5. Humor

"Choque de Cultura" (Omelete / Globo)
Fábio Porchat (Record)
Marcelo Adnet (Globo)
"Tá No Ar" (Globo)
Tatá Werneck (Multishow)

Gustavo Mendes (Multishow), Carlos Alberto de Nóbrega (SBT) e "Zorra" (Globo) também foram candidatos.

6. Esporte

Fernanda Gentil (Globo)
Luís Roberto (Globo)
Mulheres na Copa (Fox Sports)
Seleção SporTV na Copa com André Rizek e Marcelo Barreto (Sportv)
Sportscenter com Paulo Soares e Antero Greco (ESPN)

Também concorreram: Renata Fan (Band), "Cartão Verde" (TV Cultura) e a Central da Copa (Globo).

7. Programa

"Amor e Sexo" (Globo)
"Conversa com Bial" (Globo)
"Drag Me As a Queen" (E! Entertainment / Movioca)
"Fábrica de Casamentos" (SBT / Discovery/ Formata)
"Lady Night" (Multishow / Floresta)

Também foram lembrados: "Bake Off Brasil" (SBT), "De Férias com o Ex" (MTV), "Altas Horas" (Globo), "Central das Eleições" (Globonews), "Dancing Brasil" (Record), "Samba na Gamboa" (TV Brasil), "Hora do Rock" (Globoplay) e Painel WW (canal de William Waack no Youtube).

Votaram: Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Flavio Ricco, Leão Lobo, Neuber Fischer, Nilson Xavier e Paulo Gustavo Pereira.
Além de premiar os melhores do ano na Televisão, a APCA também elege os melhores em Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.

A APCA originou-se da ABCT, a Associação Brasileira de Críticos de Teatro, criada em 1951. Em 1956, de ABCT passou a APCT: Associação Paulista de Críticos de Teatro. Só em 1972, a entidade deixou de premiar apenas o Teatro e estendeu-se a outras áreas artísticas – já como APCA. Portanto, os melhores da Televisão são eleitos desde 1972.

Fotos: divulgação, por suas respectivas emissoras.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier