Topo

Amor e Sexo, Adnet, Fabio Assunção: veja os melhores do ano na TV pela APCA

Nilson Xavier

11/12/2018 21h27

Fernanda Lima | Marcelo Adnet | Fabio Assunção

Em reunião na noite dessa terça-feira (11/12), a APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – escolheu os melhores da Televisão em 2018, para cada uma de sete categorias. Os vencedores irão receber o Troféu APCA na cerimônia da 62ª edição da premiação, no primeiro semestre de 2019. Veja os vencedores.

Atriz: Marjorie Estiano (por "Sob Pressão")

Concorreu com Adriana Esteves (por "Assédio" e "Segundo Sol"), Alice Wegmann (por "Onde Nascem os Fortes"), Letícia Colin (por "Segundo Sol") e Patrícia Pillar (por "Onde Nascem os Fortes").

Ator: Fábio Assunção (por "Onde Nascem os Fortes")

Concorreu com Antônio Calloni (por "Assédio"), Edson Celulari (por "O Tempo Não Para"), Jesuíta Barbosa (por "Onde Nascem os Fortes") e Júlio Andrade (por "Sob Pressão" e "1 Contra Todos").

Dramaturgia: "Onde Nascem os Fortes" (Globo)

Concorreu com "Assédio" (Globoplay), "O Negócio" (HBO Latin America / Mixer), "O Tempo Não Para" (Globo) e "Sob Pressão" (Globo / Conspiração).

Diretor: Amora Mautner ("Assédio")

Concorreu com Jayme Monjardim ("Tempo de Amar"), José Eduardo Belmonte ("Carcereiros"), José Luiz Vilamarim ("Onde Nascem os Fortes") e José Padilha ("O Mecanismo").

Humor: Marcelo Adnet (pelas paródias de candidatos políticos)

Concorreu com "Choque de Cultura" (Omelete / Globo), Fábio Porchat (Record), "Tá No Ar" (Globo) e Tatá Werneck (Multishow).

Esporte: Fernanda Gentil (Globo)

Concorreu com Luís Roberto (Globo), Mulheres na Copa (Fox Sports), Seleção SporTV na Copa com André Rizek e Marcelo Barreto (Sportv) e Sportscenter com Paulo Soares e Antero Greco (ESPN).

Programa: "Amor e Sexo" (Globo)

Concorreu com "Conversa com Bial" (Globo), "Drag Me As a Queen" (E! Entertainment / Movioca), "Fábrica de Casamentos" (SBT / Discovery/ Formata) e "Lady Night" (Multishow / Floresta).

Votaram: Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Flavio Ricco, Leão Lobo, Neuber Fischer, Nilson Xavier e Paulo Gustavo Pereira.
Além de premiar os melhores do ano na Televisão, a APCA também elege os melhores em Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.

A APCA originou-se da ABCT, a Associação Brasileira de Críticos de Teatro, criada em 1951. Em 1956, de ABCT passou a APCT: Associação Paulista de Críticos de Teatro. Só em 1972, a entidade deixou de premiar apenas o Teatro e estendeu-se a outras áreas artísticas – já como APCA. Portanto, os melhores da Televisão são eleitos desde 1972.

Fotos: divulgação, por suas respectivas emissoras.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier