Topo

Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano são a razão de ser de "A Vida da Gente"

Nilson Xavier

02/03/2012 10h55

Não queria chover no molhado e repetir os já fartamente decantados elogios a Marjorie Estiano e Fernanda Vasconcellos em A Vida da Gente. Novela é obra coletiva e o resultado final não poderia ser o mesmo sem o texto de Lícia Manzo, ou a direção geral de Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti, ou a competência do resto do elenco ou de toda a equipe de produção.

Mas a escolha de Marjorie e Fernanda para as protagonistas da novela não poderia ter sido mais acertada. Interpretando Manu e Ana, elas provaram que são duas das melhores atrizes de sua geração. Cada uma com trajetória diferente, já tendo – inclusive – protagonizado novelas anteriormente.

Foi quase impossível não se identificar ou não se emocionar – em algum momento – com o drama das duas irmãs, tão diferentes entre si, mas que se completavam. E o mundo parecia um desajuste só quando Ana e Manu se distanciaram. Ver Ana e Manu brigadas foi tão angustiante quanto a situação do coma de Ana, no início da novela.

A nossa televisão carece de mais interpretações assim. De jovens talentos que valorizem a arte fazer TV. O desfecho de suas personagens, com a aproximação delas por conta da doença da filha, marca o "final feliz" da trama, como pede todo bom folhetim, mesmo quando se tem a pretensão de retratar a vida da gente.

A novela poderia se chamar tão somente Duas Irmãs. Ou Ana e Manu.

Leia AQUI o balanço final de A Vida da Gente: "a novela não inovou mas trouxe alguma novidade para a Teledramaturgia".

Marjorie Estiano na TV:

Malhação (2003), como Fabiana;

Malhação (2004-2005), como Natasha;

Páginas da Vida (2006-2007), como Marina;

Duas Caras (2007-2008), como Maria Paula;

Caminho das Índias (2009), como Tônia;

Amor em Quatro Atos (2011), como Letícia;

A Vida da Gente (2011-2012), como Manuela.

Fernanda Vasconcellos na TV:

Malhação (2005), como Betina;

Páginas da Vida (2006-2007), como Nanda;

Desejo Proibido (2007-2008), como Laura;

Tempos Modernos (2010), como Nelinha;

A Vida da Gente (2011-2012), como Ana.

Leia e comente: Embate entre irmãs de A Vida da Gente mostra que não existe vilão ou mocinho na novela.

Saiba mais sobre A Vida da Gente no site Teledramaturgia.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier