Blog do Nilson Xavier

Conheça o elenco, personagens e tramas da nova “Guerra dos Sexos”

Nilson Xavier

O remake de Guerra dos Sexos – novela substituta de Cheias de Charme no horário das sete da Globo – já tem data prevista para estreia: 1° de outubro. O próprio Silvio de Abreu, autor do original, trabalhará em cima da modernização da história. A direção de núcleo é de Jorge Fernando, que foi um dos diretores da primeira versão da novela, em 1983. O elenco já está praticamente fechado – pelo menos os que viverão os personagens que vieram da versão original.

(Os nomes grifados são dos atores da nova versão da novela)

Os primos CHARLÔ e OTÁVIO (Fernanda Montenegro e Paulo Autran em 1983), morrem na atualidade e deixam uma herança para os sobrinhos homônimos CHARLÔ II e OTÁVIO II (Irene Ravache e Tony Ramos), primos que se odeiam e que passam a disputar a tal herança, dando início a uma verdadeira guerra. Eles herdam a Charlô's, uma famosa loja de departamentos.

Os dois vão morar na mansão dos falecidos tios, onde já está a criada OLÍVIA (Marilu Bueno), a mesma da versão de 1983, que – assim como na novela original – terá que lidar diariamente com as brigas de Charlô e Otávio, os novos patrões.

Charlô tem um filho adotivo, FILIPE (Tarcísio Meira / Edson Celulari), que teve cinco casamentos fracassados, é instável, egoísta, trapalhão, infantil e mimado. É o aliado de Otávio em suas armações.

Filipe tem duas filhas: JULIANA (Maitê Proença / Mariana Ximenes), a mais velha, moça romântica, e ANALÚ (Ângela Figueiredo / Raquel Bertami), a caçula, garota desmiolada.

Otávio tem um motorista, NANDO (Mário Gomes / Reynaldo Gianecchini), tipo bonitão, mas atrapalhado. É apaixonado por Juliana, mas sofre com as investidas de Analú, louca por ele.

Foto: Daniel Boaventura (Nenê Gomalina), Mayana Moura (Verusca), Reynaldo Gianecchini (Nando), Glória Pires (Roberta), Irene Ravache (Charlô), Luana Piovani (Wânia) e Drica Moraes (Nieta).
Tony Ramos (Otávio), Thiago Rodrigues (Zenon), Paulo Rocha (Fábio), Mariana Ximenes (Juliana), Edson Celulari (Filipe), Guilhermina Guinle (Manuela) e Marilu Bueno (Olívia).

Charlô é muito amiga da empresária ROBERTA LEONI (Glória Menezes / Glória Pires), dona da Ravello Sports, confecção que fornece roupas para as lojas Charlô´s. Roberta fica do lado da amiga contra as armações de Otávio e Filipe, de quem se torna inimiga mortal. Acaba apaixonada pelo motorista Nando, apesar da diferença de idade e classe social.

Roberta tem um filho: KIKO (Diogo Vilela / Johnny Massaro), nerd, aprendiz de cientista maluco, apaixonado por Analú – mas ela não quer saber dele.

A secretária de Roberta na Ravello é a ardilosa VERUSCA (Sônia Clara / Mayana Moura), informante e sabotadora paga por Otávio.

Contra Roberta e Charlô, está também a jovem CAROLINA (Lucélia Santos / Bianca Bin), sobrinha interesseira de Roberta. Vive na vila e sonha em ficar rica e ter uma vida melhor. Vai trabalhar na Charlô's e une-se a Otávio e Filipe contra a patroa e a própria tia. Acaba tendo um caso com Filipe.

A mãe de Carolina é NIETA (Yara Amaral / Drica Moraes), irmã de Roberta, a quem inveja por ser uma mulher bem sucedida, enquanto ela é pobre.

Nieta é casada com o submisso DINORÁ (Ary Fontoura / Fernando Eiras), contador na Ravello, que sempre nutriu um amor platônico pela cunhada Roberta.

Roberta e Nieta tem um irmão, o boa-vida NENÊ GOMALINA (Hélio Souto / Daniel Boaventura), vigarista que já esteve preso. É o protegido de Nieta, que o enche de mimos. Ele acaba ficando contra Roberta, aliando-se a Verusca nas armações dela.

Na casa de Nieta vai morar a jovem LUCILENE (Helena Ramos / Thalita Lippi), moça sozinha, recém-chegada do interior. Muito bonita, mas ingênua, não percebe as segundas intenções dos homens ao seu redor. Vai trabalhar como secretária na Charlô´s.

Foto: Bianca Bin (Carolina), Fernando Eiras (Dinorá), Thalita Lippi (Lucilene), Johnny Massaro (Kiko) e Raquel Bertami (Analú).
Antônia Pires (Leda), Marianna Armelini (Frô), Jesus Luz (Ronaldo), Débora Olivieri (Semíramis) e Eriberto Leão (Ulisses).

Na vila, mora também o batalhador ULISSES (José Mayer / Eriberto Leão), vizinho de Dinorá e Nieta, o melhor amigo de Nando. Carregador na Charlô's, ele é apaixonado por Carolina, e não percebe o interesse de Lucilene. Ulisses é lutador de UFC e seu treinador é MONTANHA DUNCREZIO (Fernando José / Marcelo Barros).

Ulisses é irmão de ZENON (Edson Celulari / Thiago Rodrigues), rapaz de caráter duvidoso por quem Carolina já fora apaixonada, mas a abandonou ao sumir pelo mundo. De volta, tenta se aproximar de Charlô a fim de conquistá-la, por interesse.

AFRODITE, a FRÔ (Cristina Pereira / Marianna Armelini) é a irmã de Ulisses e Zenon. Ela é feia, mas se acha irresistivelmente bela. Trabalha na lanchonete da Charlô's e seu passatempo preferido é a fofoca. Quem tem que aturá-la diariamente é sua colega de trabalho, a paciente DALETE (Lys Beltrão / Carol Rebello).

Os irmãos Ulisses, Zenon e Frô moram na casa da tia solitária SEMÍRAMIS (Leina Krespi / Débora Olivieri), amiga de Nieta. Nando também mora lá, num quarto alugado por Semíramis.

O fotógrafo FÁBIO (Herson Capri / Paulo Rocha) é amigo de Filipe e esconde dele que tem um caso amoroso com sua filha Juliana. O problema é que Fábio é casado, com a neurótica MANUELA (Ada Chaseliov / Guilhermina Guinle), uma mulher ciumenta e possessiva.

Filipe, por sua vez, mantem uma relação amorosa com a sensual WÂNIA TRABUCCO (Maria Zilda / Luana Piovani), amiga de Charlô e Juliana. Os dois escondem o romance de todos, já que estão em lados opostos na guerra travada por Otávio e Charlô.

Também trabalha na Charlô´s a intransigente LEDA (Teresinha Sodré / Antônia Pires), que vive às turras com RONALDO (Paulo César Grande / Jesus Luz) – os dois ainda não sabem, mas por trás de toda a implicância que sentem um pelo outro existe uma atração avassaladora.

Saiba mais sobre a versão original de Guerra dos Sexos (de 1983) no site Teledramaturgia.