Topo

“Avenida Brasil”: capítulo da virada frustra telespectadores

Nilson Xavier

20/07/2012 00h17

O tão aguardado "capítulo da virada" de Avenida Brasil (o centésimo, desta quinta-feira, 19/07) frustrou alguns telespectadores. Pelo menos aqueles que realmente aguardavam por algo impactante na trama de João Emanuel Carneiro. Se bem que já era de se esperar que o clímax do capítulo ocorresse ao seu término. Ou seja, o momento em que Carminha (Adriana Esteves) juntou as peças do quebra-cabeça e concluiu que Nina é Rita (Débora Falabella) aconteceu apenas no final. Na verdade, é no capítulo desta sexta-feira, e nos subsequentes, que a história começa a fluir melhor, com o embate entre as duas protagonistas.

Antes das ótimas cenas de Adriana Esteves bufando no volante de seu carro, o público teve que esperar assistindo sequências de Cadinho (Alexandre Borges) às voltas com suas mulheres, Roni (Daniel Rocha Azevedo) na fossa, Suelen (Ísis Valverde) tomando as rédeas da loja de Diógenes (Otávio Augusto), Jorginho (Cauã Reymond) saindo do coma, etc. Ou seja, nada de especial. O que interessava mesmo foram as passagens que envolviam Nina, ou Carminha pressionando Betânia e Nilo, até a sequencia final.

A audiência não foi nem melhor nem pior do que Avenida Brasil vem tendo. De acordo com a prévia do Ibope, deu 40 pontos (cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo), o que é bom, está na média da novela. Só não foi superior, como se esperava, por se tratar de um capítulo-chave. O capítulo anterior, de quarta-feira (que é mais curto por conta do futebol), teve uma média baixa para a novela: fechou em 36 pontos. E o centésimo capítulo de Avenida Brasil ainda é inferior ao centésimo de Fina Estampa, a novela antecessora.

Apesar de o público registrar um dia normal para a novela, Avenida Brasil bombou nas mídias sociais por conta da expectativa em cima desse centésimo capítulo. No Twitter, horas antes de a novela estrear, a hashtag (palavra-chave) #AvenidaBrasil  já estava entre os TT´s (os assuntos mais comentados). Na hora da novela, os tuiteiros subiram ao primeiro lugar a tag #OiOiOi100, em homenagem à trama. Durante todo o dia, vários usuários mudaram o avatar de seus perfis para a imagem "congelada" – que imita o efeito do final de cada capítulo da novela (como na imagem acima). Várias charges envolvendo a trama foram destaque também no Facebook.

O sucesso da novela de João Emanuel Carneiro não se restringe apenas à audiência passiva – a que simplesmente sintoniza na novela na hora em que ela está sendo transmitida. O acompanhamento pelas mídias sociais reflete uma repercussão positiva que Avenida Brasil alcança. Só que essa repercussão não é considerada na hora de medir audiência. E nem serve como ferramenta para uma amostra estatística. Mas é um termômetro, ou um parâmetro de popularidade de um extrato de audiência.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier