Blog do Nilson Xavier

Canal Viva troca a estreia da novela “A Próxima Vítima” por “Renascer”

Nilson Xavier

Em evento realizado em maio – em comemoração ao seu segundo aniversário -, o Canal Viva divulgou algumas estreias para o segundo semestre de 2012, entre elas, as novelas da tarde, Felicidade e A Próxima Vítima (em substituição às reprises de Top Model e Barriga de Aluguel).

Leia AQUI o texto que escrevi sobre este assunto.

Felicidade já está com chamadas no ar – estreia em 24/09, às 15h30, com reprise à 1h15. A dois meses do término de Barriga de Aluguel, o Viva decidiu mudar: não exibirá mais A Próxima Vítima – apesar de já ter divulgado sua estreia no site do canal. Em seu lugar, entra a novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa. O canal nega, ainda, os planos de abrir um quarto horário de novelas em sua grade.

De acordo com o Viva, a mudança ocorreu porque Renascer está entre as novelas mais pedidas pelos assinantes do canal. Por esse motivo, o Viva decidiu antecipar a exibição de Renascer assim que conseguiu a liberação de seus direitos. Mas A Próxima Vítima continua em seus planos: entra no ano que vem, após a exibição de Renascer. Ou, quem sabe ainda, após Que Rei Sou Eu?, que é apresentada à 0h15 (com reprise ao meio-dia do dia seguinte).

Renascer foi originalmente exibida entre março e novembro de 1993 – com uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, entre 1995 e 1996. Com a direção cinematográfica de Luiz Fernando Carvalho, a novela foi a estreia de Benedito Ruy Barbosa no horário nobre da Globo e tornou-se um de seus maiores sucessos. Representou o retorno do autor à emissora após seu êxito com Pantanal, na TV Manchete (em 1990).

Benedito Ruy Barbosa ousou falar sobre hermafroditismo, através da personagem Buba (Maria Luísa Mendonça). Também discutiu o celibato religioso e a questão dos meninos de rua – tema sugerido num congresso da Unicef para autores latino-americanos de telenovelas.

Outro bom motivo para acompanhar a trama é a presença no elenco de Adriana Esteves, que hoje brilha como a vilã Carminha de Avenida Brasil. Sua personagem em Renascer (Mariana) foi o seu primeiro papel de destaque em uma novela, e a atriz foi muito criticada na época por essa atuação.

Renascer narra a saga de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antônio Fagundes), um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se e casa-se com Maria Santa (Patrícia França) e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira), o caçula, que perde a mãe no parto.

O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho mais novo, com quem vive entrando em conflito. As desavenças aumentam quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana (Adriana Esteves). Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino (José Wilker), assassinado de forma misteriosa, onde as suspeitas recaem sobre o próprio Inocêncio.

No elenco, também Patrícia Pillar, Maria Luísa Mendonça, Herson Capri, Eliane Giardini, Luciana Braga, Jackson Antunes, Leila Lopes, Kadu Moliterno, Osmar Prado, Roberto Bomfim, Regina Dourado, Chica Xavier, Luís Carlos Arutim, Paloma Duarte e Fernanda Montenegro (participação na primeira fase), entre outros.

Renascer estreia no Canal Viva em novembro, exibida de segunda a sexta-feira, às 16h30, com reprise às 2h15 da manhã.

Saiba mais sobre Renascer no site Teledramaturgia.

COMENTE O QUE ACHOU DA TROCA DE A PRÓXIMA VÍTIMA POR RENASCER?