Topo

Canal Viva troca a reprise da novela “A Viagem” pela clássica “Dancin´Days”

Nilson Xavier

23/01/2014 11h54

Sônia Braga dançando na Dancin´ Days (Foto: Divulgação/TV Globo)

Sônia Braga dançando na Dancin´ Days (Foto: Divulgação/TV Globo)

E o Viva mudou tudo. O canal de TV por assinatura desistiu da reprise da novela "A Viagem" em substituição a "Água Viva", a partir de abril – como havia noticiado anteriormente. Atendendo aos anseios do público saudosista, a faixa da meia-noite do canal continuará exibindo tramas mais antigas. "A Viagem" volta em julho, no lugar de "A Próxima Vítima", às 16h15.

Sai "Água Viva", novela de Gilberto Braga, de 1980, e entra "Dancin´ Days", trama anterior de Braga, exibida em 1978 – a produção mais antiga a ser reprisada pelo Viva. Considerada hoje um "clássico" de nossa Teledramaturgia, "Dancin´ Days" virou uma verdadeira febre quando foi ao ar. A novela aproveitava a "onda disco" que vinha no rastro do sucesso do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", com John Travolta. Como resultado, proliferaram discotecas pelo país. "Dancin´ Days" era o nome de uma boate que o produtor musical Nelson Motta teve no Rio de Janeiro, em 1976: a "Frenetic Dancin´Days Discothèque" – inclusive citada na música "Tigresa", de Caetano Veloso, gravada por Gal Costa antes da novela.

Era a estreia de Gilberto Braga no horário nobre global. A trama de "Dancin´ Days" era bem folhetinesca, baseada em um argumento de Janete Clair: a ex-presidiária Júlia Mattos (Sônia Braga) tenta refazer a vida tendo como maior objetivo criar laços com a filha adolescente, Marisa (Glória Pires com 15 anos na época), que não a conhecia e cuja tutela estava com a tia, Yolanda Pratini (Joana Fomm), irmã de Júlia, uma socialite metida a besta que não via com bons olhos essa aproximação. Paralelo à luta de Júlia para se restabelecer na sociedade, acontecia seu envolvimento amoroso com Cacá (Antônio Fagundes), um ex-diplomata entediado com a carreira que largava tudo para fazer cinema.

dancin_trilhaAlém de por todo mundo para dançar, "Dancin´ Days" foi responsável por lançar modismos, desde esportes, como voo de asa-delta, até roupas e acessórios, como as famosas meias de lurex coloridas com sandálias de salto alto. As trilhas sonoras venderam como água, claro. Principalmente a internacional, repleta de sucessos da Era Disco. A novela chegou a ser tema de uma reportagem na revista norte-americana Newsweek, em novembro de 1978, destacando a influência que exercia sobre os hábitos de consumo do brasileiro.

"Dancin´Days" foi reprisada apenas uma vez, entre outubro e dezembro de 1982, às 10 da noite. Em 2011, foi lançado o DVD da novela, num box com 12 discos – à venda nas lojas. "Dancin´Days" também serviu de inspiração para o filme "A Novela das Oito", de Odilon Rocha, estrelado por Cláudio Ohana, em 2012.

Dirigida por Daniel Filho, Gonzaga Blota, Denis Carvalho e Marcos Paulo, a novela também tinha no elenco Reginaldo Faria, Pepita Rodrigues, Milton Moraes, Lauro Corona, Lídia Brondi, José Lewgoy, Mário Lago, Yara Amaral, Cláudio Corrêa e Castro, Beatriz Segall, Ary Fontoura, Mauro Mendonça e outros.

"Dancin Days" volta dia 7 de abril, à meia-noite, com reprise ao meio-dia do dia seguinte.

Saiba mais sobre "Dancin´ Days" no site Teledramaturgia.

Curtiu a novidade? COMENTE!

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier