Topo

“O Dono do Mundo” substitui “Dancin´ Days” no canal Viva

Nilson Xavier

02/09/2014 15h39

Malu Mader e Antônio Fagundes em

Malu Mader e Antônio Fagundes em "O Dono do Mundo" (Foto: Divulgação/TV Globo)

O canal Viva já decidiu a novela substituta para "Dancin´ Days" na faixa da meia-noite: será "O Dono do Mundo", exibida em 1991. Com esta, será a terceira novela consecutiva de Gilberto Braga no horário.

"O Dono do Mundo" gerou controvérsia na época de sua exibição. A princípio, o público torceu o nariz para mocinha, Márcia, vivida por Malu Mader, que muito facilmente cai na conversa do vilão Felipe Barreto, o cirurgião plástico interpretado por Antônio Fagundes. Na trama, Felipe apostara a que seria capaz de tirar a virgindade da moça antes de seu noivo, no dia de seu casamento.

Gilberto Braga não esperava que a virgindade ainda fosse um tabu em 1991. O telespectador mais conservador assustou-se com tamanha ousadia. Ante a rejeição da audiência, o autor providenciou mudanças substanciais e a trama foi entrando nos eixos. Enquanto isso, o público se encantava com as canalhices do vilão e reprovava a mocinha, que, a certa altura, promoveu uma vingança pessoal contra seu algoz.

Tadeu Aguiar e Malu Mader em

Tadeu Aguiar e Malu Mader em "O Dono do Mundo" (Foto: Divulgação/TV Globo)

Escrita por Gilberto Braga, Leonor Bassères, Sérgio Marques, Ângela Carneiro e Ricardo Linhares. Direção de Denis Carvalho, Ricardo Waddington, Mauro Mendonça Filho e Ivan Zettel. No elenco, Antônio Fagundes, Malu Mader, Fernanda Montenegro, Glória Pires, Kadu Moliterno, Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, Stênio Garcia, Paulo Goulart, Nathalia Timberg, Ana Rosa, Tadeu Aguiar, Hugo Carvana, Daniel Dantas, Maria Padilha, Paulo Gorgulho, Antônio Calloni e outros.

"O Dono do Mundo" volta dia 27 de outubro, à meia-noite, com reprise do capítulo no dia seguinte, às 13h30.

Saiba mais sobre "O Dono do Mundo" no site Teledramaturgia.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier