Topo

APCA elege os melhores do Ano na TV. “Verdades Secretas” leva mais prêmios

Nilson Xavier

02/12/2015 22h35

Grazi Massafera (atriz) e Mauro Mendonça Filho (diretor) de

Grazi Massafera (atriz) e Mauro Mendonça Filho (diretor) de "Verdades Secretas" (Foto: Divulgação/TV Globo)

A APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (da qual esse colunista faz parte) – escolheu na noite de quarta-feira (02/12), na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, os melhores de 2015 na Televisão em sete categorias. A novela "Verdades Secretas", de Walcyr Carrasco, foi a produção que levou mais prêmios: melhor novela, melhor direção, para Mauro Mendonça Filho, e melhor atriz, para Grazi Massafera.

Veja os vencedores entre os candidatos em cada categoria.

Melhor Novela: "Verdades Secretas", de Walcyr Carrasco.
Os outros candidatos: "Além do Tempo", "I Love Paraisópolis", "Os Dez Mandamentos" e "Sete Vidas".

Melhor Série/Minissérie/Seriado: "Os Experientes" (coprodução da Globo e O2 Filmes).
Os outros candidatos: "Amorteamo", "Felizes Para Sempre?", "Magnífica 70" e "Pé na Cova".

Melhor Ator: Alexandre Nero, pela novela "A Regra do Jogo".
Os outros candidatos: Domingos Montagner ("Sete Vidas"), Juca de Oliveira ("Os Experientes"), Rafael Cardoso ("Além do Tempo") e Tony Ramos ("A Regra do Jogo".

Melhor Atriz: Grazi Massafera, pela novela "Verdades Secretas".
As outras candidatas: Drica Moraes ("Verdades Secretas"), Irene Ravache ("Além do Tempo"), Marieta Severo ("Verdades Secretas") e Simone Spoladore ("Magnífica 70").

Melhor diretor: Mauro Mendonça Filho, pela novela "Verdades Secretas".
Os outros candidatos: Cláudio Torres ("Magnífica 70"), Fernando Meirelles ("Felizes Para Sempre?" e "Os Experientes"), Jayme Monjardim ("Sete Vidas") e Rogério Gomes ("Além do Tempo").

Melhor Apresentador: Mônica Iozzi, pelo programa "Vídeo Show".
Os outros candidatos: Dan Stulbach ("CQC"), Fátima Bernardes ("Encontro"), Mariana Godoy ("Mariana Godoy Entrevista") e Sarah Oliveira ("Calada Noite").

Melhor Programa: "Masterchef Brasil", da Band.
Os outros candidatos: "Lucky Ladies" (Fox Life), "Que Monstro Te Mordeu" (TV Cultura), "Todas as Manhãs do Mundo" (Nat Geo) e "Zorra" (Globo).

Menção Honrosa: o programa "Mulheres" da TV Gazeta, pelos seus 35 anos.

Grande Prêmio da Crítica: Silvio Santos, pela sua trajetória na TV brasileira.

Com exceção da Menção Honrosa, cada vencedor receberá o Troféu APCA na cerimônia da 59ª Premiação da APCA (em São Paulo), no primeiro trimestre de 2016, ano em que a entidade completa 60 anos.

Além de premiar os melhores do ano na Televisão, a APCA também elege os melhores no Teatro, Teatro Infantil, Dança, Artes Visuais, Cinema, Rádio, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Moda e Arquitetura.

APCA originou-se da ABCT (Associação Brasileira de Críticos de Teatro, criada em 1951). Em 1956, de ABCT, passou a ser APCT (Associação Paulista de Críticos de Teatro). Só em 1972, a entidade deixou de premiar apenas o Teatro e estendeu-se a outras áreas artísticas – já como APCA. Portanto, os melhores da Televisão são eleitos desde 1972.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier