Totalmente Demais segue com tramas eficientes apesar do melodrama e marasmo
Com o fim do concurso Garota Totalmente Demais da novela das sete da Globo, muita coisa mudou na trama escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm. Sofia (Priscila Steinman) veio do mundo dos mortos para assombrar os personagens da novela numa vingança que faria Nina de "Avenida Brasil" tremer. Quem perdeu com a ascensão da personagem foi Jonatas (Felipe Simas), deixado em segundo plano, agora fazendo apenas figuração. Enquanto isso, o fotógrafo "galinha" Rafael (Daniel Rocha) virou um personagem coringa: sem muita função, é a carta usada para fazer alguns entrechos andarem, como o imbróglio das fotos de Carolina (Juliana Paes) que separou Eliza (Marina Ruy Barbosa) de Arthur (Fábio Assunção).
"Totalmente Demais" já está ganha: tem um público cativo (o que não é pouco) e uma legião de fãs conquistada por uma série de personagens irresistíveis. Assim, os autores não têm muito pudor em transformar a novela num grande melodrama. As vilanias da ensandecida Sofia remetem aos maiores clássicos da mexicana Televisa. Mas, convenhamos, funcionam. O melodrama é inerente ao folhetim – por mais moderninho ou pretensioso que este seja – e é eficaz quando bem desenvolvido.
Neste ponto é interessante notar a carpintaria dos roteiristas. As cenas em que Carolina tenta fotografar Rafael e Eliza (um golpe baixíssimo da personagem e dos autores) levou uns três intermináveis capítulos se desenrolando na semana passada, para que o ápice (a separação do casal central da história) gerasse os conflitos que agora são levados ao ar. Como numa gangorra, "Totalmente Demais" tem momentos de marasmo, que justificam o fato da novela ter sido espichada, com capítulos interessantes em que tramas bem desenhadas justificam toda a boa repercussão da novela.
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