Topo

Despretensiosa, novela “Êta Mundo Bom” diverte com personagens cativantes

Nilson Xavier

20/06/2016 00h20

Marco Nanini e Sérgio Guizé (Foto: Reprodução)

Marco Nanini e Sérgio Guizé (Foto: Reprodução)

Atravessando sua melhor fase, "Êta Mundo Bom!" é uma novela deliciosa de acompanhar. Incrível como, passado um tempo, todas as primeiras críticas, do texto à interpretação de alguns atores, se dissiparam. Acabamos nos acostumando com os vícios do autor e de parte do elenco? Ou embarcamos na total despretensão da novela deixando de lado o perfeccionismo e tão simplesmente nos divertindo com o universo criado pelo autor?

Walcyr Carrasco é craque na carpintaria folhetinesca. Sabe como poucos enredar suas tramas e envolver o público com suas histórias e personagens. E o mais incrível de tudo: "Êta Mundo Bom!" não traz nada de novo. O autor recicla tramas e tipos já vistos em trabalhos anteriores. Torta na cara, casamento desfeito no altar, gente arremessada no chiqueiro… Sabemos exatamente o que esperar de uma novela dele. Vilões ávidos por amor e dinheiro, diferenças entre ricos e pobres, mocinhas sofredoras. Já vimos essas histórias várias vezes, tanto em suas novelas como em de outros. E sabemos como acabam. "Êta Mundo Bom!" é boa porque é previsível, ou é previsível porque é boa? Ou nem é tão previsível assim?

Finalmente ganhou função na trama o núcleo, até então adormecido, da madrasta má (Guilhermina Guinle) e o enteado na cadeira-de-rodas (Xande Valois) absorto em seu "jardim secreto". Sandra (Flávia Alessandra) fará Anastácia (Eliane Giardini) sair de sua zona de conforto. Cunegundes (Elizabeth Savalla) humanizou-se com a chegada do netinho. Eponina (Rosi Campos) finalmente casou, o que tem rendido situações hilárias.

As tramas fluem sem atropelos ou "barriga". Enquanto isso, o núcleo da fazenda de Cunegundes continua divertindo. Assim como Pancrácio (Marco Nanini, fantástico), com seus tipos fantasiados que tentam tomar dinheiro de incautos na rua. Na semana que passou, o ator arrancou risadas como uma inusitada bailarina. O que seria de "Êta Mundo Bom!" sem essas interpretações excelentes?

Faz parte da proposta da novela, logo não tem mais porque estranhar o tom teatral, tanto na impostação dos atores quanto no texto (com exceção dos caipiras, os personagens falam um português corretíssimo). É uma trama de época sem a pretensão de emular a realidade. Nem a mocinha Filomena (Débora Nascimento), incomoda mais: já sofre menos e foi providencial a repentina perda de seu sotaque caipira.

"É a Luna que voltou!"

Em tempo: a ótima repercussão de "Êta Mundo Bom!" explica a escolha de uma trama de Carrasco para o "Vale a Pena Ver de Novo": "Alma Gêmea", novela de sucesso do autor, exibida entre 2005 e 2006 (já reprisada à tarde, entre 2009 e 2010), voltará na grade vespertina da Globo em substituição à atual "Anjo Mau". Walcyr Carrasco continua em alta.

AQUI tem tudo sobre "Alma Gêmea".

Siga no TwitterFacebookInstagram

Eduardo Moscovis e Flávia Alessandra em

Eduardo Moscovis e Flávia Alessandra em "Alma Gêmea" (Foto: Divulgação/TV Globo)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier