Topo

Como as Novelas e Minisséries contam a História do Brasil

Nilson Xavier

15/11/2016 10h44

especial_historia

Da chegada dos portugueses no século 15 às manifestações populares de 2013, a história do Brasil esteve presente em diversas novelas e minisséries da TV brasileira, servindo de fundo para tramas de ficção ou baseadas em fatos reais. Conversei com Maria Adelaide Amaral, Alcides Nogueira, Aguinaldo Silva, Lauro César Muniz e Doc Comparato, alguns dos responsáveis por retratar passagens da história do país nas telinhas, sobre os processos que envolvem recriar o passado na TV e bastidores de suas produções.

Parte 1: Brasil Colônia e Brasil e Império

O Estado Novo, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a primeira Copa do Mundo no país, a inauguração da TV Tupi, a primeira emissora de televisão, o suicídio de Getúlio Vargas, a construção de Brasília, o Golpe Militar de 1964, os Anos de Chumbo, a Anistia, as Diretas Já, a Nova República, o impeachment de Collor, o Plano Real, a Era Lula, o impeachment de Dilma e outros fatos históricos em personagens reais como Getúlio Vargas, Carlos Lacerda, JK, Sarah Kubitschek, Dalva de Oliveira, Herivelto Martins, Dercy Gonçalves, Maysa, Ronaldo Bôscoli, Chico Mendes e outros. Veja AQUI.

Créditos: idealização, pesquisa e texto: Nilson Xavier; edição: Mirella Nascimento e Guilherme Leme; ilustração e arte: Carla Borges e Di Vasca.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier