Topo

Libanês em "Dois Irmãos", Antonio Calloni já foi italiano, marroquino, turco e português na TV

Nilson Xavier

12/01/2017 12h10

Como Halim em

Como Halim em "Dois Irmãos" (Foto: reprodução)

Que Antonio Calloni é um ator de muitos recursos, todos sabemos. Ele já se encontra naquela categoria de especialista em "tipos humanos", na qual já figuram Lima Duarte, Tony Ramos e outros poucos. Abaixo, relembro cinco nacionalidades diferentes de Calloni na televisão.

Com Thiago Lacerda em

Com Thiago Lacerda em "Terra Nostra" (Foto: divulgação/TV Globo)

Bartolo – italiano ("Terra Nostra", 1999-2000)
Imigrante amigo e confidente do protagonista Matteo (Thiago Lacerda), que conheceu no navio rumo ao Brasil. Veio para trabalhar nos cafezais do coronel Gumercindo (Antonio Fagundes). Idealista, sincero e justo, não tem medo do trabalho e conhece os seus direitos como cidadão. Marido de Leonora (Lu Grimaldi), com quem teve uma filha, que quase morreu vítima de peste durante a travessia do oceano.

antoniocalloni_osmaiasPalma Cavalão – português ("Os Maias", 2001)
Personagem do romance do português Eça de Queiroz. A trama se passa em Portugal, mas o diretor Luiz Fernando Carvalho optou por abolir o sotaque dos atores. Palma Cavalão é o proprietário e redator do jornal "A Corneta do Diabo". Jornalista corrupto, facilmente atraído pelo dinheiro. Sem caráter, publica artigos injuriosos ou retira-os desde que para isso lhe paguem. Publicou um pago por Dâmaso (Otávio Müller) denunciando as relações de Carlos e Maria Eduarda (Fabio Assunção e Ana Paula Arósio), ele filho de um influente aristocrata, ela uma mulher casada.

Com Letícia Sabatella em

Com Letícia Sabatella em "O Clone" (Foto: divulgação/TV Globo)

Mohamed Rachid – marroquino ("O Clone", 2001-2002)
Irmão de Said (Dalton Vigh) e Nazira (Eliane Giardini), marido de Latiffa (Letícia Sabatella), com quem tem dois filhos. Simpático, falante e agradável, gosta da mulher e morre de ciúmes dela. O casal se dá bem, até que sua irmã Nazira o convence a tomar uma segunda esposa, para o desespero de Latiffa. É um típico vendedor árabe, desses que oferecem chá e café turco para os clientes e fazem da negociação uma arte.

Com Zezé Polessa em

Com Zezé Polessa em "Salve Jorge" (Foto: divulgação/TV Globo)

Mustafá Ayata – turco ("Salve Jorge", 2012-2013)
Comerciante rico, cosmopolita e elegante. Entusiasmado por tudo que diga respeito a seu país. Casado com Berna (Zezé Polessa). É passional, explosivo, e tem dificuldade em lidar com a adoção da filha Aisha (Dani Moreno), principalmente quando ela decide investigar suas origens, no Brasil.

Com Juliana Paes em

Com Juliana Paes em "Dois Irmãos" (Foto: reprodução)

Halim – libanês ("Dois Irmãos", 2017)
Imigrante, de mascate torna-se comerciante em Manaus. Apaixonado pela mulher Zana (Juliana Paes), nunca quis ter filhos, pois viviam felizes nos primeiros anos de casamento, repletos de momentos de luxúria. Com a vinda dos gêmeos, eles passam a ser a maior motivação de Zana, em detrimento do casamento. Por causa desse amor desmedido da mulher, Halim é posto de lado. Resignado, passa os dias pitando o narguilé em sessões de gamão com os velhos amigos.

Siga no Twitter – FacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier