Topo

Efeitos especiais em cenas de inferno e batalha marcaram a estreia de “O Rico e Lázaro”

Nilson Xavier

13/03/2017 22h51

Heitor Martinez como Nabucodonosor (Foto: Munir Chatack/Record TV)

É sobre uma parábola bíblica, mas pareceu a história de Nabucodonosor, um dos mais poderosos tiranos da Antiguidade. O capítulo de estreia de "O Rico e Lázaro" – nova novela da Record, nessa segunda (13/03) – foi todo sobre ele, com direito a cenas de batalha, coroação e epílogo com narração ao final, explicando de quem se tratava. Heitor Martinez esteve muito seguro no personagem e, parece, renderá boas cenas.

Quem também se destacou foi Victor Hugo, como o profeta Jeremias, o outro foco dessa estreia. Gosto muito do avanço a que chegaram as produções bíblicas da Record, dessa vez com a produtora Casablanca (que também esteve na novela anterior, "A Terra Prometida"). Cenários, figurinos, fotografia e caracterizações visivelmente superiores aos dos tempos de "Os Dez Mandamentos".

Entretanto, muitos atores jovens e inexperientes que destoam quando contracenam com nomes tarimbados como Denise Del Vecchio, Paulo Figueiredo, Zé Carlos Machado, Lucinha Lins e outros. Esta é a fase em que os protagonistas da novela são adolescentes, Zac e Asher, o Rico e Lázaro do título – não necessariamente em ordem, porque não se sabe ainda quem é o rico e quem é Lázaro. Mais adiante, serão interpretados por Igor Rickli e Dudu Azevedo.

O que mais chamou a atenção nessa estreia foram os efeitos especiais, principalmente na sequência da batalha, com muita duplicação de imagem por computador, o que faz, por exemplo, um exército de 50 figurantes parecer dez vezes maior. A sequência que abriu o capítulo, mostrando um sofrimento de um homem num suposto inferno, quase beirou a animação de tanto efeito.

Foi uma estreia longa: mais de 1 hora sem intervalos comerciais. Mas não foi um capítulo cansativo, o que prova um cuidado na edição. Os próximos prometem, com o suplício de Jeremias.

Leia também: "Game of Thrones" e "300" inspiraram batalha sangrenta em "O Rico e Lázaro".
Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier