Topo

Daphne Bozaski emociona como Benê, a personagem autista de "Malhação"

Nilson Xavier

12/07/2017 10h26

Daphne Bozaski (Foto: reprodução)

As cinco meninas protagonistas de "Malhação, Viva a Diferença" são o maior trunfo dessa temporada: Gabriela Medvedovski (Keila), Heslane Vieira (Ellen), Manoela Aliperti (Lica), Ana Hikari (Tina) e Daphne Bozaski (Benê), todas excelentes! Cada uma tem o seu momento certo de brilhar. Atualmente, Daphne vem se sobressaindo, tanto pela personagem em si, quanto por sua interpretação.

Benê já chama a atenção do público desde o início. Ela tem uma certa dificuldade de comunicação, em entender o que os outros falam. Desconhece ironia e leva tudo ao pé da letra. A princípio, parece uma inocência exacerbada. Por outro lado, é muito inteligente, aprende música com facilidade e adora correr.

Benê tem um determinado grau de autismo. Daí a sua diferença. Cao Hamburger, o autor de "Malhação", foi muito feliz no perfil da personagem e na abordagem. O tema é tratado com sutileza, sem resvalar no exagero ou caricatura. Benê sofre bullying no colégio ao mesmo tempo em que é tratada como igual pelos amigos mais próximos e pela família.

Nos últimos capítulos, a trama de Benê começou a ganhar novos contornos e mais destaque. Ela não respondeu bem a demonstrações de carinho de seu amigo e professor de piano, Guto (Bruno Gadiol). Abraçada, Benê teve um surto. O contato físico com estranhos liga uma chavinha que incomoda a menina. Benê começou então a discutir se as pessoas gostam ou não de abraços.

Daphne Bozaski leva sua personagem com grande segurança. O modo de Benê ser, agir e falar é tão sui generis que seria uma temeridade entregar a personagem a um ator não tão capacitado. Interpretar Benê demanda estudo, preparação e principalmente talento. Daphne encanta e emociona – é bonito vê-la em cena. Mérito também do texto de Cao Hamburger, da direção de Paulo Silvestrini e de suas equipes de roteiristas e diretores.

Daphne Bozaski (foto : Ricardo Penna) | "Que Monstro Te Mordeu? (foto: divulgação/TV Cultura)

A curitibana Daphne Bozaski não é tão desconhecida do público. Ela já trabalhou com Cao na série infantil "Que Monstro Te Mordeu?", exibida pela TV Cultura e Discovery Kids, em que viveu a protagonista Lali Monstra.

Siga a coluna no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier