Topo

Considerando o momento político, a realidade supera a ficção das novelas

Nilson Xavier

06/09/2017 11h44

Realidade vs Ficção

O brasileiro se identifica com a realidade refletida na ficção em seu aparelho de TV. Talvez por isso, depois de tantas décadas, as nossas novelas continuem repercutindo e fazendo sucesso, sem prazo para esmorecer.

As telenovelas brasileiras já foram classificadas como "realistas" quando comparadas às produções dos países do resto da América Latina – bem mais, digamos, escapistas da realidade. Tudo começou em 1968, com "Beto Rockfeller", que trouxe para o formato a brasilidade, o dia a dia, as paisagens e comentários sobre fatos e pessoas reais da época. De lá para cá, o povo aprendeu a embarcar na fantasia alicerçada no que acontece à sua volta. É na realidade que nomes como Janete Clair, Dias Gomes, Aguinaldo Silva e Glória Perez buscaram/buscam inspiração para suas tramas mais mirabolantes.

E quando a realidade supera a ficção? Na noite desta terça-feira (05/09), em que o "Jornal Nacional" anunciou que a Polícia Federal encontrou malas e malas de dinheiro (mais de R$51 milhões), em um apartamento em Salvador, atribuídas ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (leia AQUI), a trama das sete, "Pega Pega" (antes do "JN") – com pouco compromisso com a realidade, diga-se de passagem – exibiu uma cena em que notas de dinheiro voavam pelos ares de dentro de um carro, durante a fuga do ladrão Agnaldo (João Baldasserini), perseguido pela polícia.

Depois do choque das notícias reais do "JN", na novela das nove "A Força do Querer", a personagem Bibi Perigosa (Juliana Paes) – aliás, inspirada em uma mulher da vida real -, em um acesso de ostentação e deslumbramento com o poder, tomou um banho de dinheiro, literalmente.

A imagem não é nova nem original: em 2015, Aguinaldo Silva fez seu protagonista Comendador (Alexandre Nero) cair em uma piscina repleta de dinheiro em uma das sequências mais marcantes da novela "Império". Nem foi o único, Atena em "A Regra do Jogo", Cunegundes em "Eta Mundo Bom!" e outros também tomaram banho de dinheiro em novelas.

"Dinheiro na mão é vendaval" seria um refrão musical apropriado para todas essas cenas, da realidade e da ficção. A famosa música de Paulinho da Viola foi criada em 1975 especialmente para a abertura da novela "Pecado Capital", de Janete Clair, em que o protagonista Carlão (Francisco Cuoco) se apropriava de uma mala de dinheiro fruto de um assalto, esquecida no banco de seu táxi. E isso foi há mais de 40 anos. Ontem, hoje e sempre, nada se cria, tudo se copia, inclusive da realidade.

Alexandre Nero em "Império"

Fotos: divulgação/TV Globo.
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier