Topo

Ação de merchan inédita: personagem da novela das 9 compra na novela das 7

Nilson Xavier

15/09/2017 22h42

Foto: reprodução

Foi a primeira vez que uma ação de merchandising (ou melhor, um "product placement", como me corrigiu um leitor) em novela apareceu em um crossover – quando personagens de novelas diferentes se encontram em pelo menos uma delas.

Ultimamente, como forma de divulgar a estreia de uma novela, algum personagem de destaque aparece no último capítulo da produção antecessora. Como Tatá Werneck de "Haja Coração" que deu as caras no último capítulo de "Totalmente Demais". Esse recurso chama-se crossover de novelas. Um caso mais pontual é quando os autores de novelas de horários diferentes escrevem juntos uma cena que é mostrada nas duas produções ou em pelo menos uma delas.

Na sexta-feira (15/09), em "A Força do Querer", a trama das nove, Dantas e Cibele (Edson Celulari e Bruna Limzmeyer) compraram uma camisa na loja do hotel de "Pega Pega", a novela das sete, e foram recepcionados por Douglas (Guilherme Weber), personagem dessa trama.

O caso em questão torna-se original quando a cena trata de um product placement. No caso, da marca de camisas Dudalina. Foi a primeira vez que o recurso foi usado exclusivamente para uma ação na televisão. Anteriormente, isso foi feito na web, envolvendo as novelas "Rock Story" e "Sol Nascente" – porém, não foi ao ar na TV.

Foram vários os casos de crossover na história de nossa Teledramaturgia. Os primeiros que se têm notícia aconteceram há muito tempo, mas não envolviam merchan. Pelo contrário, eram cenas com importância para a ação dramática das histórias envolvidas.

Em 1969, a personagem Heloísa (Aracy Balabanian) de "Antônio Maria", a novela das sete da noite da Tupi, vai a uma cartomante e dá de cara com uma personagem de "Beto Rockfeller", a novela contemporânea das oito na emissora paulista. Era Lu (Débora Duarte) que também havia ido se consultar com a cartomante. A mesma cena foi exibida nas duas novelas. Assim, a personagem da novela das sete da Tupi apareceu na novela das oito, e vice-versa. Foi o primeiro caso de um personagem que reaparece em outra novela.

Essa mesma situação ocorreu na Globo, um ano depois. Em 1970, ao mesmo tempo em que Janete Clair escrevia "Véu de Noiva" para as 20 horas, seu marido, Dias Gomes, escrevia "Verão Vermelho", a novela das dez. Na novela de Janete, a personagem Flor (Myrian Pérsia) suspeitava que não podia ter mais filhos e foi a procura de um médico. Em "Verão  Vermelho", Paulo Goulart interpretava um médico acusado de charlatanismo que fugia de sua cidade. Janete e Dias se uniram para fazer com que a personagem de Myrian consultasse o médico de Paulo. A seqüência foi levada ao ar nas duas produções.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier