Topo

Sexo, apologia ao mau-caratismo: 10 fatos sobre Celebridade, de volta hoje

Nilson Xavier

04/12/2017 07h00

Márcio Garcia, Cláudia Abreu e Fábio Assunção

O Vale a Pena Ver de Novo estreia hoje a novela "Celebridade", um dos maiores sucessos da TV da década passada e uma das produções mais lembradas e pedidas pelo público. Foi originalmente exibida às 21 horas entre outubro de 2003 e junho de 2004. Resta saber o quanto será picotada para a reprise, já que muito do seu conteúdo é considerado impróprio para a tarde. Certamente não irá ao ar a cena do primeiro capítulo em que a personagem de Juliana Paes mostra os seios para chamar a atenção de repórteres que cobriam um evento.

1. Apologia ao mau-caratismo

Acusada de fazer apologia ao mau-caratismo, a novela teve uma vasta galeria de vilões carismáticos. Cláudia Abreu e Fábio Assunção brilharam nos papeis de Laura Prudente da Costa e Renato Mendes, em uma acirrada disputa pelo poder. Também Ana Beatriz Nogueira e Nathalia Timberg, que deram às suas Ana Paula e Yolanda um tom de comédia. E Márcio Garcia, como o "michê" Marcos, comparsa nas armações da "cachorra" Laura.

Marcelo Lahan, Juliana Paes e Marcelo Valle

2. Violência, sexo e nudez

O Ministério da Justiça considerou que a novela era inadequada para menores de 14 anos por conter cenas de "violência, insinuação de sexo e nudez". Para manter a história no ar, a Globo exibiu a trama sempre depois das 21 horas – apesar de o autor Gilberto Braga ter atenuado o uso de palavrões e de nudes, como o topless das atrizes Deborah Secco e Juliana Paes na primeira semana da novela. Mesmo assim, o sexo era um dos alicerces da trama, já que Laura e Marcos não viam problema algum em usar o corpo para conseguir o que queriam. Também Darlene, Jaqueline…

3. Personagens populares

Isabela Garcia ganhou a simpatia do público como a sacoleira Eliete, despachada, sem papas na língua, melhor amiga da protagonista Maria Clara Diniz (Malu Mader). Deborah Secco e Juliana Paes, como a deslumbrada dupla Darlene Sampaio e Jaqueline Joy, capazes de tudo para ficarem famosas. Também o bombeiro bonitão Vladimir, vivido por Marcelo Faria, um sujeito simples, bondoso, sem ambição, alheio à fama, que fazia um bom contraponto com a namorada Darlene.

Deborah Secco, Roberto Bonfim e Bruno Gagliasso

4. A inspiração no cinema

Considerando a vilã Laura (Cláudia Abreu), a ideia da falsa fã que quer destruir a mocinha famosa lembra um clássico do cinema: "A Malvada" ("All About Eve", filme de Joseph L. Mankiewicz, de 1950), em que a personagem de Anne Baxter conspira contra seu ídolo, uma atriz vivida por Bette Davis. O filme ganhou o Oscar e a atuação de Baxter virou referência de vilã.

5. As participações especiais

Como o próprio título sugere, não faltaram celebridades – da vida real – a participar da novela. O capítulo de estreia contou o escritor Zuenir Ventura, o cantor Ed Motta, o carnavalesco Joãosinho Trinta e a socialite Narcisa Tamborindeguy – além do show da banda inglesa Simply Red. Ainda, ao longo da trama, vários nomes do mundo da música – nacional e internacional – deram "uma palhinha", como Roberto Carlos, Lulu Santos, Rita Lee, Gilberto Gil, Julio Iglesias, Alanis Morissette, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, e outros. Também escritores, jornalistas, atores, jogadores de futebol e ex-bbbs.

Julio Iglesias e Malu Mader

6. Antologia de Gilberto Braga

O autor promoveu uma verdadeira antologia de sua obra, com referências a personagens e situações de suas novelas anteriores.
Duas irmãs antagonistas – Maria Clara (Malu Mader) e Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira) – como em "Dancin' Days" (1978) – Júlia (Sonia Braga) e Yolanda (Joana Fomm);
Os vilões Laura (Claudia Abreu) e Marcos (Márcio Garcia), uma reedição de Maria de Fátima (Glória Pires) e César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli), de "Vale Tudo" (1988);
Beatriz (Deborah Evelyn), uma referência a Odete Roitman (Beatriz Segall), de "Vale Tudo".
E não foi difícil encontrar Janete (Lucélia Santos), de "Água Viva" – jovem que vivia em crise com os pais, que eram sustentados pela tia – na Sandra (Juliana Knust) de "Celebridade", filha de Ana Paula e Nelito (Ana Beatriz Nogueira e Taumaturgo Ferreira), que vivia em conflito com os pais por eles serem sustentados pela tia rica, Maria Clara (Malu Mader).

7. A surra de Laura

O capítulo 169, exibido em 26/04/2004, em que Maria Clara esbofeteia Laura no banheiro de uma casa de shows, foi o de maior audiência da trama, superado apenas no último capítulo (25/06/2004), em que se revela o assassino de Lineu Vasconcelos. A cena da briga, que os espectadores tanto esperaram, registrou picos de audiência de 63 pontos, com média de 57. Foi inspirada na sequência de "Água Viva" em que a protagonista Lígia (Betty Faria) dava uma surra na falsa amiga Selma (Tamara Taxman) na mesma situação: no banheiro de uma casa de shows.

Malu Mader e Hugo Carvana

8. Quem matou?

O gancho "quem matou Odete Roitman?" da novela "Vale Tudo" (1988) – repaginado de "quem matou Miguel Fragonard?", de "Água Viva" (1980) – foi reformulado mais uma vez como "quem matou Lineu Vasconcelos?" (personagem de Hugo Carvana). As cenas que revelam a identidade do assassino foram gravadas na manhã do dia em que foram exibidas (25/06/2004). Três finais diferentes foram gravados para despistar a imprensa, na tentativa de evitar que vazassem informações. De acordo com o site Memória Globo, "Cláudia Abreu tomou conhecimento de que Laura era a assassina alguns dias antes da gravação. Nos bastidores da novela, elenco e equipe fizeram um bolão para descobrir a identidade do assassino, e o diretor Dennis Carvalho prometeu um jantar ao ganhador. Um segurança do estúdio e uma assistente de figurino foram os vencedores." Resta saber se nesta reprise a Globo irá optar por algum dos outros finais gravados.

9. Moda

A novela lançou moda através da caracterização de algumas personagens, como o lencinho no pescoço e as sandálias de cordas altas e salto anabela usados por Laura no início. Também chamou a atenção do público a coleira de ouro que a personagem passou a ostentar após ficar rica. As microssaias de pregas, as blusas justas e as sandálias plataforma com meias coloridas de Darlene ganharam as vitrines e bancas de camelôs nas ruas. A pedido da figurinista Marília Carneiro, a designer Júnia Machado criou uma linha de joias para as atrizes Malu Mader, Cláudia Abreu e Deborah Secco.

Cláudia Abreu e Gracindo Jr.

10. Musa do Verão

A música "Musa do Verão", o pivô da trama, foi composta, na ficção, pelo personagem Ubaldo Quintela (Gracindo Jr.). Na realidade, a canção foi feita por Sérgio Saraceni, diretor musical da novela, Danilo Caymmi e Dalmo Medeiros, do MPB4. Com duas gravações realizadas – uma por Gracindo Jr., na pele do personagem-autor, e outra por Danilo Caymmi -, a música jamais foi executada publicamente. A única vez que "Musa do Verão" teve um trecho exibido na novela foi no capítulo em que Darlene leva Laura até a casa de uma tia para pegar uma fita com a gravação da música. Apesar do lançamento da trilha da novela (nacional, internacional e "Celebridade Samba"), a canção não foi incluída no repertório de nenhum dos três CDs.

Fotos: Acervo Globo.
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier