Topo

Viva estreia hoje o "Apocalipse" da Globo: a novela "O Fim do Mundo"

Nilson Xavier

18/12/2017 07h00

José Wilker e Bruna Lombardi em "O Fim do Mundo" (Foto: Acervo Globo.)

Uma nada tem a ver com a outra, já que as abordagens são diferentes. Mas a ideia é a mesma: o fim dos tempos. Enquanto a produção da Record é baseada no livro do Bíblia e tem uma roupagem, digamos, realista, a novela da Globo é repleta do realismo fantástico de Dias Gomes, seu autor.

Assim como na exibição original, de 1996, "O Fim do Mundo" serve novamente como um tapa-buraco. Em 1996, a produção da nova novela das oito, "O Rei do Gado", de Benedito Ruy Barbosa, atrasou. A novela antecessora, "Explode Coração", de Glória Perez, não pôde ser espichada, pois a emissora havia firmado um compromisso com a autora de liberá-la no tempo inicialmente previsto, para o julgamento dos acusados do assassinato de sua filha, a atriz Daniela Perez (assassinato ocorrido em 1992).

O jeito foi exibir uma produção de Dias Gomes inicialmente pensada para ser uma minissérie: "O Fim do Mundo", lançada como uma "super novela de 35 capítulos". De super não foi visto nada, a não ser o característico universo de seu autor. E a novela serve novamente como um tapa-buraco, dessa vez para o canal Viva: para cobrir o período de final de ano, evitando assim a estreia de uma novela longa durante as festas de Natal e Ano Novo.

No elenco de "O Fim do Mundo": Paulo Betti, José Wilker, Bruna Lombardi, Lima Duarte, Vera Holtz, Maurício Mattar, Paloma Duarte, Guilherme Fontes, Otávio Augusto, Patrícia França, Marcos Winter, Carlos Vereza e outros. Saiba tudo sobre a novela AQUI (elenco completo, trama, personagens, curiosidades, trilha sonora).

Tony Ramos e Bruna Lombardi em "Grande Sertão: Veredas" (Foto: Acervo Globo)

"O Fim do Mundo" estreia nessa segunda-feira (18/12), às 23h30, com repeteco às 13h30 do dia seguinte. Juntamente com ela, outro tapa-buraco: a minissérie "Grande Sertão: Veredas" (às 15h30 com reprise do capítulo à 0h30), originalmente exibida em 1985, baseada na obra de Guimarães Rosa e estrelada por Tony Ramos, Bruna Lombardi, Tarcísio Meira, Rubens de Falco e outros. Saiba tudo sobre "Grande Sertão: Veredas" AQUI.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier