Topo

Desafio da nova Malhação é fazer o público esquecer a temporada anterior

Nilson Xavier

07/03/2018 19h22

Camila Morgado, como Gabriela, a protagonista da nova temporada (Foto: reprodução)

Baseada na premiada série canadense "30 Vies" (30 Vidas), a proposta da nova temporada de "Malhação" – chamada "Vidas Brasileiras" (estreia dessa quarta, 07/03) – é promover um rodízio de protagonismos a cada duas semanas. Ou seja, dentro do ambiente escolar em que se passa a história, um aluno será o protagonista de duas em duas semanas, tendo seus dramas particulares desenvolvidos. A trama é escrita por Patrícia Moretzsohn, com larga experiência em outras temporadas de "Malhação", e tem a direção artística de Natália Grimberg.

Camila Morgado vive a grande protagonista de "Vidas Brasileiras" – diferentemente da temporada anterior, em que cinco adolescentes eram as personagens principais. Na pele de Gabriela, a atriz interpreta uma professora idealista, apaixonada por sua profissão, que defenderá seus alunos com unhas e dentes e costurará todas as histórias. Já no primeiro capítulo, a professora é reverenciada por seus pupilos, em uma situação em que eles promovem uma surpresa pedindo que ela fique na escola depois de um pedido de demissão.

Personagem idealista e idealizada

Na preparação de sua personagem, Camila Morgado afirmou ter conhecido várias Gabrielas, reais. Como ainda não existe empatia entre o público e a nova personagem, a narrativa situou o telespectador exibindo flashbacks do quanto Gabriela é amada ao seu redor. Uma forçação de barra desnecessária, que fez a professora soar idealizada. Seria mais eficiente situar gradativamente as qualidades da professora.

A comparação é inevitável: na temporada anterior – "Viva a Diferença", concluída na segunda-feira – havia também uma "professora idealista" amada pelos alunos, Dóris, vivida por Ana Flávia Cavalcanti. Uma personagem que conquistou o público naturalmente, ao longo de sua trajetória na trama. Dóris não era a protagonista, mas ainda soa real e uma lembrança viva e querida pelo público.

Pelo visto, o foco na educação será mantido, talvez como forma de dar continuidade às discussões da temporada anterior. Mas são histórias e dramas diferentes. O primeiro grande desafio de "Vidas Brasileiras" é fazer o público da faixa esquecer "Viva a Diferença" e embarcar na nova história. E manter a audiência, na casa dos 20 pontos de média, que a temporada anterior atingiu com louvor. No mais, é dar tempo para o público se acostumar com os novos personagens e tramas.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Foto: reprodução

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier