Topo

Canal Viva vai reprisar a novela “Pecado Capital”, o remake de 1998

Nilson Xavier

30/06/2014 17h07

Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis em

Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis em "Pecado Capital" (Foto: Divulgação/TV Globo)

O Viva bateu o martelo e "Pecado Capital" será a próxima novela a ser reprisada pelo canal, em substituição a "História de Amor", que termina em novembro (na faixa das 15h30, com reapresentação do capítulo à uma da manhã). Entretanto, se engana quem pensa que será a novela clássica, de Janete Clair, exibida entre 1975 e 1976, considerada pela crítica especializada a melhor da "Maga das Oito". O Viva repete o remake de "Pecado Capital", assinado por Glória Perez, exibido entre outubro de 1998 e maio de 1999 – nunca reprisada.

A história é praticamente a mesma da trama original da década de 1970: Carlão (Eduardo Moscovis) encontra, no banco de seu táxi, uma mala cheia de dinheiro, fruto de um assalto. Enquanto pensa em devolver a grana, uma série de acontecimentos o levam a usá-la. Ele investe parte desse dinheiro em sua própria frota de táxis, sempre pensando em devolver tudo com juros. Enquanto isso, sua namorada suburbana, Lucinha (Carolina Ferraz), se torna uma modelo famosa, contra a vontade dele, o que leva à separação do casal. É quando Lucinha se volta para o rico e solitário Salviano Lisboa (Francisco Cuoco), um viúvo, pai de seis filhos, que não veem com bons olhos a relação do velho com a moça.

Glória Perez distanciou-se da novela de Janete ao incorporar novas tramas e personagens à história original. Em certa altura de sua novela, a autora chegou a criar um novo interesse amoroso para Salviano: Laura, vivida por Vera Fischer, personagem que não existia em 1975. Aliás, o final da novela também é diferente do final da trama de Janete Clair. Na novela original, o triângulo amoroso foi defendido por Francisco Cuoco (Carlão), Betty Faria (Lucinha) e Lima Duarte (Salviano). Em tempo: a Globo Marcas lançou o DVD deste clássico, que já se encontra em pré-venda.

O Viva anunciou que não tem ainda os títulos que substituirão as demais novelas em exibição no canal – "Dancin´ Days" e "A Viagem" (que estreia agora em julho). O canal já havia cogitado (e anunciado) a reprise de "Pecado Capital" há exatamente um ano, mas, na época, acabou por optar pelo repeteco da novela "Anjo Mau".

"Pecado Capital" volta dia 10 de novembro, em substituição a "História de Amor", às 15h30, com reprise do capítulo à uma da manhã. A direção é de Maurício Farias, Fabrício Mamberti e Vicente Barcellos com direção de núcleo de Wolf Maya. No elenco, também Cássia Kiss, Alexandre Borges, Paloma Duarte, Thiago Lacerda, Marcos Winter, Leandra Leal, Tato Gabus Mendes, Zilka Salaberry, Roberto Bomfim, Marcelo Serrado, Betty Lago, Eri Johnson, Pedro Paulo Rangel, Camila Pitanga e outros.

Curtiu a novidade? Qual novela você gostaria que o Viva reprisasse?

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier