Topo

“Babilônia":Trama com personagem Wilma é igual a outra recentemente exibida

Nilson Xavier

30/06/2015 18h23

Cristina Galvão (com Tadeu Aguiar) (Foto: Fabiano Battaglin/Gshow)

Cristina Galvão (com Tadeu Aguiar) (Foto: Fabiano Battaglin/Gshow)

Curiosidade enviada pelo leitor Mr. Novela. Uma grande coincidência, digna de nota, que envolve dois trabalhos de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Observe a premissa abaixo:

A atriz Cristina Galvão (foto acima) interpreta uma personagem de classe média baixa que sabe que alguém, de caráter duvidoso, não cometeu um crime de que está sendo acusado. Mas reluta em falar a verdade para a polícia. Tudo isso é determinante para a trama principal da novela. Sua personagem, até então secundária, tem a chave de um desenlace importante para a história.

Claro que o leitor já identificou a trama de "Babilônia" (escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga), que se encaixa na descrição acima. A personagem de Cristina Galvão é Wilma, que trabalha na casa de Tereza e Estela (Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg). Ela sabe que a pérfida Inês (Adriana Esteves) é inocente do crime pelo qual está presa. Mas, se revelar a verdade, compromete a filha de Estela, Beatriz (Glória Pires), a verdadeira culpada. O personagem de Tadeu Aguiar, o mordomo Xavier, seu confidente, a estimula a ficar de boca calada.

Todavia, a premissa acima também pode ser atribuída a um outro trabalho de Braga e Linhares: a novela "O Dono do Mundo", escrita por eles mais Leonor Basséres, em 1991, reprisada pelo canal Viva até poucas semanas atrás.

cristina1Em "O Dono do Mundo", a personagem de Cristina Galvão – Celeste – poderia testemunhar que o cirurgião vilão Felipe Barreto (Antônio Fagundes) não operou o irmão dela, o bandido Ladislau (Tuca Andrada), por dinheiro, e sim porque foi obrigado. Celeste seria a única pessoa a inocentar Felipe, mas não queria fazê-lo, por conta do que o vilão fez a seus amigos Márcia (Malu Mader) e Valter (ó Tadeu Aguiar aqui!).

Curiosamente, quando o Viva começou a exibir os momentos em que Celeste se torna determinante para a trama principal de "O Dono do Mundo", foi o momento em que a personagem da atriz em "Babilônia", Wilma, percebeu que Beatriz era a culpada do crime.

Duas histórias que foram escritas por Gilberto Braga e Ricardo Linhares (que tiveram problemas de audiência, diga-se de passagem) exibidas ao mesmo tempo (uma inédita e outra reprise). Há ainda a coincidência de elenco entre as duas novelas. Além de Cristina Galvão e Tadeu Aguiar: Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Glória Pires e Tuca Andrada.

Em tempo, Celeste revelou a verdade e livrou Felipe Barreto da cadeia. Será que Wilma livrará Inês do mesmo fim? A conferir!

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier