Topo

Globo bate recordes de audiência em seu horário nobre

Nilson Xavier

03/08/2016 13h57

André (Caio Blat) na forca (Foto: Felipe Monteiro/Gshow)

André (Caio Blat) na forca (Foto: Felipe Monteiro/Gshow)

A Globo bateu recordes de audiência em São Paulo e Rio de Janeiro durante seu horário nobre nesta terça-feira, 02/08. O último capítulo de "Malhação, Seu Lugar no Mundo" obteve 26 pontos na Grande São Paulo, e 42% de participação. Desde 2011, a série não registrava índice maior ou igual a 26 pontos na capital paulista.

O último episódio desta temporada de "Mister Brau" também liderou em SP: o seriado atingiu recorde da temporada 2016 com 24 pontos e 37% participação. O penúltimo capítulo de "Liberdade Liberdade", que foi ao ar nesta terça-feira, alcançou recorde da novela às terças na cidade, com 22 pontos e 38% de participação.

O capítulo de "Anjo Mau" (no "Vale a Pena Ver de Novo") foi recorde da novela com 20 pontos e 35% de participação. Em seguida, "Eta Mundo Bom" igualou o recorde da novela com 34 pontos e 51% de participação. E "Haja Coração" igualou o recorde da novela com 31 pontos e 44% de participação.

Os Braun adotam crianças (Foto: Divulgação/TV Globo)

Os Brau adotam crianças (Foto: Divulgação/TV Globo)

Enquanto isso, no Rio de Janeiro não foi diferente. O último capítulo de "Malhação, Seu Lugar no Mundo" foi recorde com 33 pontos e 52% de participação. Desde 2009, a série não registrava índice maior ou igual a 33 pontos na cidade. É a maior média de último capítulo de "Malhação" no RJ desde 2006. O penúltimo capítulo de "Liberdade, Liberdade" alcançou recorde da novela às terças com 23 pontos e 39% de participação.

O capítulo de "Anjo Mau" igualou o recorde da novela no Rio, com 24 pontos e 43% de participação. Em seguida, "Eta Mundo Bom" foi recorde da novela às terças-feiras com 39 pontos e 58% de participação. E "Haja Coração" igualou o recorde da novela com 31 pontos e 44% de participação. "Velho Chico" cravou 31 pontos no Ibope em São Paulo e 32 no Rio.

"Malhação", "Liberdade Liberdade" e "Mister Brau" também repercutiram nas redes sociais, principalmente no Twitter. O capítulo final dessa temporada de "Malhação" rendeu 54 mil depoimentos dos usuários enquanto a novelinha estava no ar, 980% acima da média de depoimentos da novela no último mês, sendo destaque também nos Trending Topics Brasil e Mundo. As hashtags que entraram nos TTs mundiais foram #Malhação, #EncontramosNossoLugarNoMundo, #UodsonEternizado e #Samurai.

Uodson (Lucas Lucco) e Alina (Pamela Tomé) (Foto: João Miguel Jr/TV Globo)

Uodson (Lucas Lucco) e Alina (Pamela Tomé) (Foto: João Miguel Jr/TV Globo)

Com a hashtag #MisterBrau, o seriado foi destaque nos Trending Topics Brasil e Mundo. Houve um crescimento de 162% no buzz. Foram mais de 2,3 mil depoimentos no Twitter. Os usuários comentaram principalmente que sentirão saudades da série e elogiaram Michele, personagem de Taís Araújo.

"Liberdade Liberdade" recebeu 43,2 mil depoimentos no Twitter ontem. A trama foi destaque nos Trending Topics com a hasgtag #LiberdadeLiberdade nos TTs Brasil e Mundo. A média de depoimentos da novela vem crescendo ainda mais nesta reta final, e sobre o capítulo de ontem houve um crescimento de 715% no buzz. A morte de André (Caio Blat) comoveu os usuários que replicaram sua frase "Se algum crime eu cometi foi ter amado".

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier