Topo

Já podia ter acabado: “A Lei do Amor” vai chegando ao fim com pouco fôlego

Nilson Xavier

13/03/2017 07h00

Isabella Santoni, Cláudia Abreu e Matheus Fagundes (Foto: TV Globo)

"A Lei do Amor" é uma novela de ciclos. Até uma semana atrás, rendia a trama da traição de Pedro (Reynaldo Gianecchini) contra Helô (Cláudia Abreu) com uma antiga namorada, Laura (Heloísa Jorge). O personagem de Gianecchini foi até descaracterizado para justificar no texto a crise na relação dele com Helô e tentar dar um gás a um casal protagonista apático e sem conflitos.

Antes disso, houve as investidas de Marina (Alice Wegman) contra o paspalho Thiago (Humberto Carrão). A chegada de Marina (ou o retorno de Isabela) foi uma das tramas mais frustrantes até agora. No momento, desenha-se a volta do câncer de Letícia (Isabella Santoni). Entre uma cena e outra, rola o jogo cansativo dos vilões Tião e Magnólia (José Mayer e Vera Holtz).

Luciane e Venturini (Grazi Massafera e Otávio Augusto) são personagens ricos, mas sem uma trama estimulante e consistente. A propósito, nada mais desestimulante do que Salete (Cláudia Raia) e seus dois amores – Daniel Rocha, sem química alguma com a atriz, e agora Eriberto Leão. Ciro (Thiago Lacerda) foi outro com personalidade alterada: de vilão interessante, virou bonzinho – e desinteressante.

A bem da verdade, "A Lei do Amor" poderia ter acabado com a morte de Fausto (Tarcísio Meira). Teve alguma sobrevida com a derrocada de Magnólia, mas depois que a personagem passou a se submeter às humilhações de Tião, parece que tudo desandou. Quando achamos que a novela vai deslanchar… FUÉN! Na semana passada, "Sol Nascente" e "Rock Story", quando não bateram sua audiência, chegaram bem perto. A três semanas de seu termino, era para "A Lei do Amor" estar pegando fogo… SQN

O elenco faz bonito, com uma ou outra cena digna de aplausos. José Mayer, Vera Holtz, Claudia Abreu, Grazi Massafera, Otávio Augusto, Thiago Lacerda, Camila Morgado e Regina Braga são os melhores.

A trama policial vai se fechando com a descoberta do corpo de Beth (Regiane Alves) e o assassinato de Élio (João Campos), nessa semana. Será esse o fôlego que se espera para os últimos dias da novela? Letícia será capaz de vencer o câncer e prender o público com seu drama? E assim, cambaleante, "A Lei do Amor" vai se aproximando de seu fim.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier