Topo
Blog do Nilson Xavier

Blog do Nilson Xavier

Canal Viva vai reprisar a novela "Brega e Chique", sucesso da década de 80

Nilson Xavier

09/03/2018 18h00

Glória Menezes e Marília Pêra (foto: Acervo Globo)

Por meio de sua assessoria, o canal Viva confirmou nesta sexta-feira (09/03) mais uma novela a estrear em sua programação. Um dos títulos será “Roda de Fogo“, de 1986-1987, já anunciada nesta coluna (leia AQUI), que entrará na faixa das 23h30 (hoje ocupada por “Explode Coração“). A outra é “Brega e Chique“, de 1987 (que substituirá “Sinhá Moça“, às 14h30). Falta uma terceira novela para fechar a trinca de reprises na grade.

Brega e Chique'' foi a novela de maior sucesso na TV no ano de 1987. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, com direção geral de Jorge Fernando, a trama narra a vida de duas mulheres, Rosemere (Glória Menezes) e Rafaela (Marília Pêra) de um mesmo homem, Herbert Alvaray (Jorge Dória). Ele é um sujeito rico que, para dar um golpe na praça, se finge de morto e deixa a mulher oficial, a afetada socialite Rafaela, na miséria, enquanto a amante da periferia, Rosemere, fica com uma grande quantia de dólares.

A novela acompanha a derrocada da mulher chique e a ascensão da brega. Elas terão que se adaptar às suas novas vidas e condições sociais. Mas Herbert ressurge com outro nome, Cláudio Serra, em um novo corpo, após uma cirurgia plástica (agora na pele do ator Raul Cortez) e volta a seduzir as duas mulheres.

Capa do LP da trilha internacional (foto: reprodução)

A abertura causou frisson na época: o modelo Vinícius Manne aparecia diariamente com o bumbum à mostra, ao som da música “Pelado“, cantada pela banda Ultraje à Rigor. No elenco, também Marco Nanini, Denis Carvalho, Marcos Paulo, Patrícia Pillar, Cassia Kiss, Cássio Gabus Mendes, Patrícia Travassos, Nívea Maria, Cristina Mullins, Tato Gabus Mendes, Célia Biar, Neuza Amaral, Percy Aires e outros.

AQUI tem mais informações sobre “Brega e Chique“: trama, elenco, personagens, trilha sonora, curiosidades.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.